Home / Parques Nacionais / Parque Nacional de Boa Nova

Parque Nacional de Boa Nova

NOME DA UNIDADE: Parque Nacional de Boa Nova

BIOMA: Mata Atlântica

ÁREA: 12.065,31 hectares

Objetivos da UC: I – proteger integralmente e regenerar os ecossistemas naturais da transição entre Mata Atlântica e Caatinga, especialmente a Mata-de-Cipó; II – garantir a manutenção de populações viáveis de espécies de aves e mamíferos ameaçadas de extinção, especialmente o gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus); III – manter e recuperar mananciais e cursos d’água; IV – possibilitar o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico; e V – possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica.
A região tornou-se célebre entre ornitólogos e observadores de aves (birdwatchers) por sua imensa riqueza de aves (437 espécies registradas até o momento) o que levou a população da cidade a cunhar o epíteto “Boa Nova, Paraíso das Aves”. A atividade de turismo de observação de aves é realizada com regularidade e a maior parte dos visitantes são estrangeiros. Região com bastante potencial para turismo de aventura.

Municípios: Boa Nova (BA), Dário Meira (BA), Manoel Vitorino (BA)

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec s/nº de 11 de junho de 2010

COORDENAÇÃO REGIONAL: CR7 – Porto Seguro/BA

ENDEREÇO: Av. Olivia Flores, 284 – Centro Empresarial Olivia Flores, 4º Andar – Sala 402, Escritório da AGU, Bairro Candeias, Vitória da Conquista/BA
CEP 45.028-100