Home / Cidades do Brasil / Benevides

Benevides

Benevides possui uma população estimada do município é de 51.663 habitantes. Benevides se destaca pelo extrativismo de açaí e madeira, a cidade é conhecido principalmente por seus igarapés, atrativos naturais que tem uma demanda da população local, porém pouca demanda de turistas. O Distrito de Benfica possui orla as margens do Rio Benfica, outro forte atrativo para a região, apesar da orla ter uma extensão pequena, é pra lá que os turistas se dirigem no Distrito. O espaço possui bar/ lanchonete, aos finais de semana há programação com música ao vivo.

Em Benevides, os atrativos naturais são de grande riqueza, possuindo uma variedade de
igarapés, além do Rio Benfica. Esses igarapés ficam distantes cerca de 20 minutos por via terrestre
não sinalizadas, não asfaltadas, as vias são em toda sua extensão de piçarra. Os principais igarapés de Benevides são Taiassuí I, II e III, e Igarapé da Belágua. Em Benfica, existe o Igarapé do Balneário PacaZas, além do rio Benfica que possui uma pequena orla.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 CIC-Centro Integrado de Conhecimento de Benevides
O Centro Integrado de Conhecimento de Benevides, O acervo da Biblioteca conta com mais de cinco mil livros. O espaço disponibiliza acesso a internet e também funciona cursinho municipal pré-vestibular.

■ EVENTOS

# 1 Círio de Benevides
O Círio de Benevides, que ocorre no mês de julho em homenagem ao Padroeira da cidade que é Nossa Senhora do Carmo, com um público estimado em dois mil fiéis na caminhada. Em Benfica, o Círio acontece no mês de dezembro, no Distrito, além da procissão pelas ruas homenageando a padroeira dos Benfiquenses, Nossa Senhora da Conceição, também acontece a romaria fluvial, que percorre as água do Rio Benfica.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso através da BR-316 e PA-406 e para o Distrito de Benfica pela PA 404.

De Ônibus:
A viagem de ônibus dura aproximadamente uma hora e meia, devido ao trânsito muito lento na saída de Belém. É possível se deslocar à Benevides através de ônibus e vans. Devido Benevides ser considerado Região Metropolitana de Belém, existe algumas linhas regulares que fazem o trajeto Belém / Benevides diariamente.

De Barco:
O município possui rios, entre eles o Rio Benfica, localizado em Benfica, que é um Distrito de Benevides. É possível com uma embarcação ir de Belém à Benfica /Benevides, porém não é uma rota regular, apenas contratando guias / meio de transporte adequado para tal deslocamento.

De Avião:
Benevides não possui aeroporto, nem pista de pouso para pequenas aeronaves. A partir de Belém pode ser feito também por meio aéreo até Marabá e de Marabá até o aeroporto de Ourilândia do Norte e percorre-se cerca de 10 km até o centro.

■ MAPA DA REGIÃO