Foto: Divulgação

Vitória discute turismo sustentável e ecoturismo

Exemplos de sucesso, oportunidades de negócio e desafios do turismo capixaba serão debatidos no I Fórum Municipal de Turismo Sustentável e Ecoturismo

Na tarde desta quarta-feira (25), no Hotel Sheraton Vitória, na capital capixaba, o turismo local será discutido em um fórum para comemorar o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento na capital do Espírito Santo. A proposta do fórum é ampliar a compreensão e a conscientização desse segmento da economia capixaba, bem como o seu desenvolvimento na cidade. O evento acontece das 13 horas às 17h30.

A programação contará com a palestra “Turismo Sustentável e desenvolvimento” e a mesa-redonda “O turismo sustentável em Vitória: desafios e oportunidades”, além de debates sobre os aspectos ambientais, sociais e econômico da atividade turística explorada de forma responsável. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES).

A experiência na implantação de ações de ecoturismo e turismo de base comunitária na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, será destaque no fórum. A iniciativa é considerada exemplo de sucesso pelo segmento de turismo sustentável por realizar ações de fortalecimento da comunidade local, de identificação das potencialidades e divulgação da gastronomia, além de incentivar a história e cultura do povo quilombola.

“Todas as ações que desenvolvemos, desde 2005, estão associadas ao fortalecimento da comunidade de Monte Alegre, que passou a se reconhecer como povo quilombola, com ações que possibilitam a geração de trabalho e renda a partir de atividades de ecoturismo”, destacou Leonardo Ventura, que fará palestra sobre o tema: “Turismo Sustentável e desenvolvimento”.

Ventura, que também é coordenador do Grupo Bicho do Mato, criado para desenvolver e resgatar o valor e o sentimento de pertencimento da comunidade quilombola de Monte Alegre, vai contar as ações implantadas recentemente e que também estão dando um novo perfil turístico para a região, como a observação de aves e o cicloturismo rural. Cerca de 2,5 mil pessoas visitam a comunidade, anualmente.

PARTICIPAÇÃO – Ainda é possível fazer a inscrição. Os interessados podem enviar e-mail para o endereço turismodevitoria@vitoria.es.gov.br. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone (27) 3235-2481.

*Com informações da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *