Home / Notícias / Tradição colorida: Festa das Flores chega à sua 80ª edição em Joinville (SC)

Tradição colorida: Festa das Flores chega à sua 80ª edição em Joinville (SC)

Evento começou nesta terça-feira (13) e contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, patrono da celebração. Festejos vão até 18 de novembro

Lá se vão oito décadas desde que Joinville (SC) realizou a Festa das Flores pela primeira vez. A celebração mais tradicional do gênero no país, que começou em 1936, iniciou na noite desta terça-feira (13) a sua 80ª edição. Patrono do evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve na cidade para participar da abertura oficial desta histórica edição da Festa das Flores.

Conhecida como a Capital da Dança por ser sede da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, a cidade catarinense é transformada, durante o mês de novembro, em destino obrigatório para os amantes das flores. Um total de 100 mil visitantes são esperados para o evento, que deve movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios e contará com 217 expositores em áreas como o Mercado de Plantas, a Feira Multissetorial e a Praça Gastronômica da festa. Até 18 de novembro, último dia de programação, a expectativa é de que haja um impacto econômico de até R$ 1 milhão no município.

“É uma festa que completa 80 anos majestosa, com 114 mil metros quadrados. Você tem o centro de eventos, a festa, o turismo, a produção associada, a indústria das flores, todo um mercado promissor e simbólico do que é Joinville e Santa Catarina. E o turismo se consolida à medida que os eventos vão se consolidando. Joinville está começando a ter um calendário robusto, aqui vemos que é trabalhando as tradições que se projeta o futuro”, declarou o ministro Vinicius Lummertz, que ainda recebeu um convite para ser o paraninfo dos formandos da turma de 2018 da Escola do Teatro Bolshoi.

A programação da 80ª Feira das Flores, reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, conta com diversas atrações como concursos de jardins e orquídeas, oficinas de cultivos e shows. Na abertura, alunos da Escola do Teatro Bolshoi apresentaram um conjunto de coreografias, unindo as duas paixões dos joinvilenses, que também puderam conhecer os vencedores do Concurso de Jardins.

Confira a programação completa da Festa das Flores em https://www.festadasflores.com.br/.

Fonte: ASCOM / Min. do Turismo