Seminário em São Paulo aborda oportunidades para o setor de turismo

Evento destaca rota turística do Estado composta por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e capital

Nesta segunda-feira (30), a sede da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo recebeu o 1° Seminário Investe Turismo, realizado pelo Governo do Estado, Ministério do Turismo (MTUR), Embratur e Sebrae-SP. O evento oficializa o programa Investe Turismo, do MTUR, que conta com investimento inicial de R$ 200 milhões para impulsionar o setor e gerar empregos em rotas estratégicas.

A rota turística do Estado contemplada é composta pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e capital. Representando a pasta estadual, o secretário-executivo, Marcelo Costa, lembrou que, no ano passado, o Estado recebeu 50 milhões de visitantes, o que mostra o protagonismo no cenário nacional.

“Precisamos ter um marketing permanente e existe um trabalho enorme sendo feito”, afirmou o secretário-executivo. “Há uma diversidade imensa no interior de São Paulo e, apesar dessa vocação, o destino não é conhecido fora do Brasil”, completou.

Na oportunidade, Marcelo Costa apresentou o vídeo de promoção do Estado de São Paulo que está sendo veiculado em território nacional e informou que já está disponibilizado, nas versões em inglês e espanhol, para captar o mercado internacional.

Protagonismo

Na avaliação de Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, São Paulo é um dos grandes protagonistas do setor. “Há muita coisa no Estado, que tem o maior rodeio do mundo, por exemplo, e é também destaque na emissão de turistas, uma vez que é responsável por aproximadamente 60% de todas as emissões”, enfatizou.

Aluizer Malab, que representou o Ministério do Turismo, destaca São Paulo como um modelo a ser seguido. “O Estado é um grande exemplo para o País, graças à redução do ICMS do querosene de aviação, mesmo já sendo a unidade da Federação que mais recebe voos no Brasil. Precisamos unir as pontas para fazer a nação que pretendemos”, disse.

O evento também contou com palestras sobre as linhas de créditos ofertadas pelo MTUR aos empreendedores do ramo.

Fonte: AScom / Gov. do Estado de São Paulo