Santo Ângelo (RS) estuda criar roteiro para fortalecer turismo religioso no interior do RS

Cidade também se prepara para a 19ª Fenamilho, evento que congrega negócios, turismo e cultura e deve movimentar cerca de R$ 100 milhões

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu nesta quinta-feira (21) o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e uma comitiva de Santo Ângelo (RS), integrada pelo prefeito e vice-prefeito da cidade, Jacques Barbosa e Bruno Hesse, além de secretários municipais e vereadores. O grupo discutiu medidas para potencializar o turismo religioso na cidade e na região, e colocar a ‘Capital das Missões’ no portfólio de divulgação do turismo nacional.

O objetivo é planejar novas ações de infraestrutura turística, com o apoio do Ministério do Turismo, e ampliar as ligações aéreas do aeroporto municipal com outros destinos brasileiros para lançar no mercado um roteiro de atrativos da cidade, integrado à rota que conta a história das Missões Jesuíticas na região.

O ministro Marcelo Antônio reforçou o apoio da Pasta para ajudar a desenvolver o turismo como vetor econômico do município. “Em uma terra que respira cultura e história, a base para se criar destinos turísticos de excelência está pronta. Mas é preciso mais, temos que pensar o setor de forma estratégica. E vejo que Santo Ângelo está no caminho certo porque envolve a comunidade toda no desafio de promover um produto turístico de qualidade”, avaliou.

O vice-prefeito e presidente da 19ª Fenamilho – Feira Nacional do Milho, Bruno Hesse, também entregou o convite oficial do evento ao ministro, que falou sobre seu interesse em participar do evento e aproveitar para conhecer os atrativos locais. De 27 de abril a 5 de maio, a feira transforma Santo Ângelo em um centro estadual de negócios, cultura e turismo. Durante nove dias, a cidade recebe, em número de visitantes, mais que o dobro dos seus 78 mil habitantes e movimenta cerca de R$ 100 milhões em vendas.

A feira contará, pela segunda vez, com um encontro setorial de Turismo em sua programação, onde deve reunir também representantes do Paraguai e Argentina, países parceiros na Rota Missões. O ministro Osmar Terra agradeceu o apoio da Pasta e destacou que “com o apoio do ministro, o potencial do turismo religioso na região vai ser convertido em atividade econômica, geração de empregos e renda”, firmou.

Fonte: AScom / Min. do Turismo