Petrópolis segue tendência mundial de valorização do turismo ligado à natureza

Segmento é um dos mais procurados no Estado do Rio de Janeiro

O Ministério do Turismo informou que rankings, listas e premiações internacionais que mapeiam as tendências de viagem do ano apontam que o interesse por turismo sustentável, natureza e sol, ecoturismo e praia estão em alta no setor. A tendência deverá beneficiar Petrópolis, já que o município é cercado por 70% de Mata Atlântica e, desde o ano passado, vem fortalecendo seus circuitos de ecoturismo e ecorrural, além do turismo de aventura. A cidade ainda conta com uma parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta que o percentual de estrangeiros que viajam para o Estado, motivados pelos atrativos naturais, ecoturismo e turismo de aventura, cresceu muito nos últimos anos.

– Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas do mundo buscam destinos ecológicos. O ecoturismo sempre foi um dos segmentos mais importantes dos turismos nacional e internacional, e continua em evidência. Isso se reflete no perfil do turista, que tem buscado uma experiência mais profunda de contato com o meio ambiente, recursos naturais e bem-estar.

Só no ano passado, o parque registrou um total de 42.021 mil pessoas passando pela entrada de Petrópolis. Cercado de opções para lazer e prática de esportes ao ar livre, o Parnaso é só um exemplo de que o município vem se consolidando como referência nesse tipo de atividade. Caminhadas, cachoeiras e mountain bike (são mais de 200 quilômetros de trilha) estão entre as opções mais procuradas ligadas à natureza.

De acordo com a diretora de turismo e eventos da Turispetro, Camila Thees, o ecoturismo sempre foi uma vocação de Petrópolis atraindo muitos turistas nacionais e internacionais o ano inteiro para a cidade.

– Com esta nova tendência internacional anunciada pelo Ministério do Turismo, a cidade só tem a ganhar. Já temos divulgado amplamente nossas trilhas, cachoeiras, caminhadas e afins, e agora, com o novo material que estamos lançando, teremos um folder motivacional, falando apenas de ecoturismo, turismo de aventura e ecorrural. Vamos voltar a ser referência no assunto e atrair ainda mais interessados nas práticas de turismo sustentável.

Outro tipo de turismo que faz sucesso entre os visitantes de Petrópolis são os circuitos ecorrurais. O município conta com quatro principais circuitos: Araras-Videiras, dentro de um ambiente natural preservado, com passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas; Caminhos do Brejal, que é considerado pelos turistas e veranistas como um pequeno paraíso rural, com plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes, que fizeram da a região uma referência na agricultura orgânica; Pedras do Taquaril, com uma região rodeada por serras a leste e a oeste, com caminhadas por belas trilhas guiadas, refeições em meio à natureza, piscinas naturais; e Vale do Bonfin, que tem como seu principal atrativo o Parnaso, com rica flora e fauna, paisagens exuberantes da Mata Atlântica e proporciona vários circuitos de caminhadas leves a pesadas, banho de cachoeira e a famosa Travessia Petrópolis – Teresópolis.

 

Fonte: Turisrio
Link: http://www.turisrio.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=1425

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *