Home / Notícias / Parque promove concurso Caçadores de Fotografia
Foto: Divulgação / ICMBIO

Parque promove concurso Caçadores de Fotografia

Fotos devem incentivar antigos caçadores a eternizar animais e valorizar as belezas do Parque Nacional Serra da Capivara.

 

O Parque Nacional da Serra da Capivara vai promover o Concurso Caçadores de Fotografia. O concurso incentivará ex-caçadores da comunidade do entorno do Parque e inverter a prioridade: a ideia é que os animais sejam eternizados e as belezas naturais sejam valorizadas ao invés de extintas e depredadas.

“Faremos 4 concursos anuais, justamente com a perspectiva de ir paulatinamente mudando o olhar da comunidade em relação a caça predatória. Essa iniciativa caminhará junto com um Programa de Educação Ambiental Integrado e Comunicação que visa essencialmente promover o envolvimento com as comunidades do entorno do Parque a fim de garantir uma gestão mais colaborativa e consequentemente estimulando o interesse na preservação do ecossistema como alternativa de práticas sustentáveis na região”, explica a chefe da UC, Marian Rodrigues.

O concurso tem como público-alvo ex-caçadores do entorno do Parque, sendo vedada a participação de fotógrafos profissionais, comerciantes e pessoas com renda acima de um salário mínimo. Para participar, o interessado deve se inscrever na sede do ICMBio em São Raimundo Nonato ou nas principais guaritas do Parque (BPF, BR 020; Serra Branca ou Serra Vermelha). No ato da inscrição, o participante deve apresentar cópia do RG e do CPF; comprovante de endereço e cópia do Cartão Cidadão (se tiver).

As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro, mesma data-limite para o envio das fotografias. As fotos devem ser encaminhadas digitalmente para a página do Facebook do Parque Nacional da Serra da Capivara ou para a página do concurso Caçadores de Fotografias – PARNA Serra da Capivara.

As fotografias devem ter temática de animais silvestres e devem ser tiradas dentro ou no entorno do Parque (São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí) e podem ser tiradas de máquinas fotográficas e até mesmo do celular.

As fotos serão postadas no Facebook e o público vai escolher em quem votar. O resultado sairá 15 dias após o encerramento das postagens. O vencedor leva 1 máquina fotográfica profissional, o segundo colocado leva R$200 e o terceiro, R$100. Todos os que participarem ainda vão levar uma visita guiada ao Parque.

Sobre o Parque
O Parque Nacional da Serra da Capivara é uma unidade de proteção integral situada na Caatinga piauiense. Com uma área de 100.764,19 hectares, a unidade protege espécies ameaçadas como gato-do-mato (Leopardus tigrinus), gato-maracajá (Leopardus pardalis mitis), onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor greeni) e outras mais e pela biodiversidade rica, as espécies desse local costumam sofrer bastante com a pressão da caça. “O animal mais apreciado pelos caçadores é o tatu, entre eles o tatu bola que está ameaçada de extinção. a Pressão de caça e uma eventual extinção dessa espécie e outras espécies no Parque irá causar um desequilíbrio no ecossistema. Por isso, além do trabalho de fiscalização intensivo na região o trabalho continuo de educação ambiental se faz necessário”, conta Marian.

Acesse aqui o Edital