Parque Nacional da Tijuca reabre para visitação pública nesta quinta, dia 9 de julho de 2020

O Parque Nacional da Tijuca reabre à visitação pública nesta quinta-feira, dia 9 de julho de 2020. A reabertura será gradual, mas com a devida proibição de aglomerações. Neste momento, permanecerão fechados os locais onde naturalmente há concentração de pessoas.

A reabertura foi construída com base nas determinações e autorizações dos decretos do município e do Estado do Rio de Janeiro, ambos publicados no início de junho de 2020. O Parque Nacional da Tijuca abriga atividades de naturezas diversas como o Trem do Corcovado. Para cada uma dessas atividades, o decreto municipal de nº 47.488, de 2 de junho de 2020, estabeleceu fases a serem implementadas de acordo com a evolução positiva de indicadores de saúde, diferenciadas por categorias.

A área do Parque Lage, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, também reabre, porém com manutenção do fechamento de locais que permitem a concentração de pessoas. O casarão do Parque Lage, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV), não reabre para as atividades de ensino, pois elas acompanham o calendário escolar municipal. Já os cafés, bares, restaurantes e lojas funcionam normalmente, conforme autoriza o sistema de etapas do município do Rio.