Turismo é aquecido com chegada de Transatlânticos Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Número de transatlânticos que chegam à Bahia aumenta 8,4%

Para a temporada de verão na Bahia, em 2018, são esperados mais de 5,6 milhões de turistas. Por mar, terra e ar, os turistas chegam a Salvador e a diversas cidades do interior baiano, gerando uma ocupação hoteleira variável entre 80% e 100%, durante todo o período. Na manhã desta terça-feira (16), foi a vez do transatlântico MSC Preziosa atracar na capital baiana, com mais de 4 mil pessoas a bordo.

“Esse número ampliado de turistas se deve à aplicação de recursos em mídia digital e à participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, que permitiu o contato direto com quem vende o destino Bahia, tais como agentes de viagens e operadores”, destaca o secretário estadual de Turismo, José Alves. As estratégias adotadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) também envolvem as companhias de navio. “Intensificar esse contato resultou em um crescimento de 8,4% no número de transatlânticos que visitam o estado”.

Outro fator determinante para o incremento do turismo é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, que passou de 18% para 12%. Adotada pelo Governo do Estado em maio, explica o secretário, a medida teve “reflexo imediato, pois permitiu que as companhias aéreas oferecessem mais voos. No ano passado, nessa mesma época, tivemos 1,5 mil voos extras e, nesse ano, são 3.453”.

Receptivo
A alegria e a hospitalidade da Bahia são exploradas no momento de recepção do turista. “Música, ícones como as baianas, pontos turísticos e ampla programação artística e cultural são armas utilizadas para fidelizar o visitante”, relata a coordenadora de Informações Turísticas e Atendimento da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), Tatiana Harfush.

Mais de dois mil profissionais receberam treinamento intenso em 2017 para promover um receptivo focado, principalmente, em consolidar a relação com os turistas. “Quem chega à Bahia, hoje, é muito bem recebido. O trabalhador do turismo precisa entender que se trata de uma atividade econômica que movimenta 59 segmentos da economia, gerando emprego e renda”, alerta o titular da Setur.

De São José do Rio Preto, no interior paulista, a auxiliar administrativa Mariana Martins desembarcou no MSC Preziosa nesta terça (16). Ela já esteve em Salvador, mas ainda não conhecia pontos importantes. “Dessa vez, irei ao Pelourinho. Minhas expectativas são ótimas, pois gosto muito da Bahia”. O marido dela, o também auxiliar administrativo Anderson Peres, ressalta que “em se tratando de Salvador, a perspectiva é muito boa, principalmente para comer o famoso acarajé”.

Fonte: Secom/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *