Museu de Inhotim reabre com homenagem às vítimas de Brumadinho

Após duas semanas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, o instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea do mundo, planeja a volta de suas atividades. A reabertura será neste sábado (09), com entrada de graça.

O Instituto fará uma homenagem às vítimas da tragédia. Quem estiver no local, será convidado a fazer um minuto de silêncio logo após o museu abrir as portas, às 9h30 da manhã. A visitação vai até as 5 e meia da tarde.

O diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, explicou que a entrada gratuita simboliza que Inhotim está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor.

A lama da barragem não chegou a atingir o Museu, mas de acordo com o diretor abalou profundamente a equipe. Dos aproximadamente 600 funcionários do Instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado.

Inhotim é um museu ao ar livre e tem uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros. Nos 140 hectares disponíveis para visitação, o público encontra 23 grandes galerias e 23 obras de grande escala, distribuídas em todo o parque. Ele é um dos principais destinos turísticos e culturais do estado. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local.

As buscas em Brumadinho completam hoje 14 dias. De acordo com o último boletim divulgado pelo corpo de bombeiros, 182 pessoas estão desaparecidas e 157 óbitos foram confirmados. Desse total, 134 vítimas foram identificadas.

Fonte: EBC Agência Brasil