Foto: Secom/GEA

Marco Zero, em Macapá (AP), registra início da primavera nesta terça-feira

A estação mais colorida do ano, a primavera, começa nesta terça-feira (22.09), às 10h31. Sim, ela tem dia e hora precisa para começar, e é neste horário que um evento da natureza pouco frequente acontece no Marco Zero, um dos pontos turísticos mais famosos da capital do meio do mundo, Macapá (AP).

O cartão postal da cidade foi construído para observação do Equinócio, quando, duas vezes no ano, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz representando a linha imaginária do Equador. A palavra significa “noite igual”, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha que divide o globo em hemisférios norte e sul. No local, moradores e turistas se divertem dizendo estar em dois lugares ao mesmo tempo e no estádio de futebol da cidade, o “Zerão”, as equipes jogam em lados opostos do planeta.

Para celebrar este fenômeno inabitual, astrônomos de diversas regiões do país farão uma transmissão ao vivo para explicar como funciona o Equinócio de Primavera, os movimentos da Terra, as constelações e outros assuntos sobre o universo. Promovida pela Associação Brasileira de Planetários (ABP), a live terá início às 10h e se estende até o horário exato em que ocorre a mudança de estação (10h31). (Assista no canal do Youtube da ABP)

PLANETÁRIOS – Segundo a Associação Brasileira de Planetários (ABP), o Brasil possui mais de 100 observatórios e é o país com o maior número deles no hemisfério sul e o segundo na América, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: ASCOM / Min. do Turismo