Lionel Messi é nomeado embaixador da ONU para turismo responsável

Lionel Messi recebe o título de embaixador para o turismo responsável das mãos do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.  / Foto: OMT

O argentino Lionel Messi é o mais novo embaixador das Nações Unidas para o turismo responsável. O jogador recebeu o título da Organização Mundial do Turismo (OMT) no último sábado (7), após partida do Barcelona contra o Leganés.

A OMT é a agência da ONU especializada na promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável por meio do turismo. O organismo internacional também defende que o turismo seja universalmente acessível.

O argentino Lionel Messi é o mais novo embaixador das Nações Unidas para o turismo responsável. O jogador recebeu o título da Organização Mundial do Turismo (OMT) no último sábado (7), após partida do Barcelona contra o Leganés.

“Durante minhas viagens, tive a oportunidade de conhecer outras culturas e sociedades, bem como outros modos de ver o mundo, e isso é muito enriquecedor”, afirmou o artilheiro do Barça depois da nomeação.

A OMT é a agência da ONU especializada na promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável por meio do turismo. O organismo internacional também defende que o turismo seja universalmente acessível. Messi disse estar feliz em apoiar a missão da instituição.

“Messi é um atleta ímpar e um exemplo de como a força de vontade e o trabalho constante trazem bons resultados. É uma grande honra ter o Messi se unindo à OMT”, afirmou o secretário-geral da Organização, Zurab Pololikashvili.

O argentino é o único futebolista em toda a história do esporte que já recebeu cinco Bolas de Ouro – das quais quatro foram conquistadas consecutivamente – e quatro Chuteiras de Outro, uma condecoração dada anualmente ao maior goleador do continente europeu.

Desde que entrou para o Barcelona, o jogador ajudou a time a ganhar 30 títulos. Entre as vitórias, foram oito Campeonatos Espanhóis, quatro Ligas dos Campeões e cinco Copas do Rei da Espanha.

Com a nomeação, Messi passa a fazer parte da equipe da OMT formada pelo jogador espanhol Fernando Hierro e o técnico espanhol Vicente del Bosqueas. Os três são as primeiras personalidades escolhidas pela agência da ONU para promover o vínculo entre esportes e turismo e o poder transformador do turismo responsável.

O turismo faz parte da Agenda 2030 da ONU, sendo mencionado diretamente em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. É o caso das metas sobre trabalho decente e crescimento econômico, produção e consumo responsáveis e proteção da vida marinha.