Interior do Rio de Janeiro tem ampla programação de carnaval

Os hotéis de algumas cidades já registram mais de 90% de reservas para o período
O Carnaval incrementou a procura pelos destinos do interior do Estado. Várias cidades do interior já estão com ampla programação direcionada para a festa. Mas, há também, destinos para aqueles que preferem aproveitar os dias de folga em cidades onde a folia não toma conta das ruas. A rede hoteleira já comemora as reservas para o período.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, comemora os 82% de média de ocupação hoteleira do interior, registrados em pesquisa realizada pela ABIH-RJ (Associação Hotéis do Rio de Janeiro) e ressalta os excelentes percentuais alcançados por alguns destinos.

– Paraty já está com 98% dos quartos reservados. Já Maricá e Búzios, 95% e 92,5% respectivamente. São números muito representativos que ratificam o crescimento do fluxo de visitantes para o interior. Em 2017, a ocupação foi de 81%. Esses índices são uma prévia. Muitas pessoas deixam para procurar hotéis na véspera da viagem.

Petrópolis atrai turistas que buscam por tranquilidade e querem fugir da agitação da festa para descansar. No período do Carnaval os pontos turísticos estarão abertos e a cidade já registra 80% de quartos reservados. O ecoturismo, focado no patrimônio natural e cultural da cidade, também está entre as principais opções de quem procura a tranquilidade da Serra. Mas para quem quiser curtir a tranquilidade sem abrir mão da folia, a cidade também oferece opções. Além dos blocos em diversos bairros, na Praça da Liberdade acontece o “Carnaval da Liberdade”, com atrações musicais, espaço dedicado às crianças, gastronomia e cervejas artesanais, de sexta-feira (9/02) a quarta-feira (14/02). Outra opção é a Deguste, feira de produtores de cerveja artesanal de Petrópolis. Para a criançada, o Palácio de Cristal contará com recreação infantil durante o período da folia.

Um festival cervejeiro vai animar o carnaval de Teresópolis que está com 80% de procura nos hotéis do município. Trata-se do “Cerveja nas alturas”, que acontecerá de 10 a 14 de fevereiro, na Granja Guarany. O evento vai aliar a gastronomia local às melhores cervejas artesanais da região serrana. Vários bailes e blocos de carnaval, espalhados pela cidade, são as atrações para quem quiser aproveitar a folia do Momo.

As cidades da Costa do Sol, região muito procurada pelos visitantes que querem aliar as praias à folia, também estão com programação carnavalesca. Rio das Ostras terá 24 blocos que desfilarão pelo centro e Costazul. No antigo camping da Costazul haverá matinê para a criançada, sempre das 16h às 20h.

Cabo Frio, que espera receber cerca de 700 mil turistas durante o período do carnaval, oferece um dos carnavais mais animados da região. Mais de 40 blocos desfilam pelas ruas do município.

Bailes, blocos e matinês estão na programação de Maricá. A cidade espera 400 mil turistas que vão poder aproveitar os 80 blocos que desfilarão pelas ruas da cidade. Dezesseis palcos e 114 shows animarão ainda mais os foliões. A maratona começou no dia 3 com a banda Chiclete com Banana. Segundo os organizadores, o objetivo é resgatar o carnaval de rua.

O Carnaval de Niterói também será agitado. Em mais de 30 pontos da cidade acontecerão festejos. Mais de 90 blocos de rua animarão o público. A programação terá seu ponto alto na Rua da Conceição, no Centro, palco dos desfiles das agremiações niteroienses dos Grupo B, C e Especial, programados para os dias 12 e 13 de fevereiro, a partir das 18h.

Três Rios promete, pelo segundo ano consecutivo, a maior festa popular, valorizando os blocos e bandas regionais. Durante os dias de folia, haverá uma grande festa direcionada para o público de diversas faixas etárias. Entre as atrações estão as matinês para a criançada, os tradicionais blocos de rua, os shows na Avenida do Samba e o maior desfile das escolas de samba do interior do estado do Rio.

A festa em Vassouras começa dia 8 e se estende até 13 de fevereiro. Nove blocos animarão as ruas da cidade. São esperados cerca de dez mil visitantes. Os hotéis da região turística do Vale do Café já registram 70% de ocupação.

Além do tradicional Bloco da Lama, Paraty oferece sete blocos que desfilarão de 9 a 13 sobre o calçamento irregular das ruas do Centro Histórico, fazendo com que os foliões aproveitem uma atmosfera remetente a outra época, graças às construções preservadas do Período Colonial. Um ponto alto da programação é a fusão entre arte, música e folia desfilada pelos blocos “Arrastão do Jabaquara” e “Assombrosos do Morro”. Os grupos confeccionam bonecos gigantes em papel machê, vestem-se e saem pelas ruas ao som de marchinhas de Carnaval, impressionando crianças e adultos.

Fonte: TURISRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *