ICMBio promove 3º Concurso de Fotografia do Voluntariado

Os interessados têm até o dia 4 de novembro para inscrever sua foto no concurso; resultado sairá dia 5 de dezembro.

As inscrições para o 3º Concurso de Fotografia do Programa de Voluntariado do ICMBio estão abertas de 28 de agosto até o dia 4 de novembro, acesse aqui o edital. Podem participar voluntários inscritos no Programa, servidores efetivos, comissionados, funcionários terceirizados e supervisores de voluntários de qualquer estado do Brasil e estrangeiros residentes no país. O objetivo do concurso é divulgar e valorizar o Programa de Voluntariado do ICMBio, demonstrando a importância do trabalho voluntário como uma estratégia de integração da sociedade na conservação da sociobiodiversidade. As imagens selecionadas comporão o calendário do Programa de Voluntariado do ICMBio do ano de 2020.

Os interessados em se inscrever devem fazer exclusivamente em meio eletrônico, pelo endereço voluntariado@icmbio.gov.br. As imagens enviadas devem necessariamente ser de autoria do responsável pela inscrição. O resultado será divulgado em 5 de dezembro de 2019, como parte das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, por meio do portal eletrônico do ICMBio, e os calendários produzidos estarão disponíveis para download na página do Programa de Voluntariado do ICMBio.

As imagens enviadas para participação no concurso farão parte do banco de imagens do Programa de Voluntariado e poderão ser utilizadas pelo ICMBio para ilustrar materiais de divulgação, relatórios, apresentações e outros materiais institucionais, independentemente de seleção ou premiação no concurso, sendo garantido os créditos correspondentes à autoria.

Serão aceitas somente imagens de unidades regularmente cadastradas e ativas no Programa de Voluntariado do ICMBio. As imagens produzidas deverão ilustrar as experiências de voluntários e sua relação com o objetivo estratégico do Programa de Voluntariado, que é promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição. As fotografias deverão observar requisitos técnicos como formato, resolução, tamanho, veja no edital. As fotos podem ser captadas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo, mas as imagens precisam ser inéditas.

Seja um voluntário – O Programa de Voluntariado do ICMBio tem o propósito de promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição. Participar do programa é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção, entre outras. Veja aqui os editais abertos para seleção de voluntários nas unidades de conservação que participam do Programa.