Divulgação

Festival do Folclore de Olímpia atrai 130 mil turistas

Até 11 de agosto de 2019, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, será palco de um dos maiores encontros culturais do país. Em sua 55ª edição, o Festival do Folclore reúne mais uma vez grupos e manifestações folclóricas de todas as regiões brasileiras.

Estima-se que cerca de 130 mil pessoas visitem o evento este ano. Representantes de 14 estados estarão presentes no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o conhecido Recinto do Folclore, que leva o nome do idealizador da festa.

Na cerimônia de abertura no último sábado (3), o coordenador de Turismo representou o Secretário de turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. O espetáculo foi um dos momentos mais emocionantes, surpreendendo e encantando o público com a música tema “Folcloresce Coração”, que fez referência ao Jubileu de Orquídea, comemorando 55 anos de festival. Mais de 400 crianças da rede municipal de ensino e artistas convidados participaram da apresentação.

Durante nove dias, mais de 50 grupos encantarão o público com apresentações de sua cultura típica, na cidade que ostenta o título de Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017). Ao todo, serão 3.500 componentes, entre dançarinos, músicos, coordenadores e equipe de apoio dos grupos.

O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia com apresentações dos grupos participantes, que interagem com a comunidade, além de outras atividades de confraternização, troca de experiências e fomento da cultura popular.

O Pavilhão Turístico e Cultural é um espaço voltado para exposição e comercialização de artesanato local, regional e de outros Estados, como Minas e Tocantins. No total, são 31 estandes com 62 artesãos. Outra proposta do local é o resgaste e a valorização histórica do município, por meio da participação do Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”, que exibirá materiais produzidos pelo equipamento e também receberá apresentações dos grupos participantes.
Serviço

O 55º Festival do Folclore de Olímpia é um evento gratuito, realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com associações culturais e patrocínio de empresas.