Festival de vinho democratiza a enogastronomia no Rio de Janeiro

O evento, consagrado como um dos maiores eventos do setor, chega à quinta edição

Os apreciadores de bons vinhos e de gastronomia não podem deixar de participar do 5º Rio Wine and Food Festival. O evento, que acontecerá de 21 a 27 de agosto, vai se realizar em vários pontos da cidade, para provar que o vinho pode estar ao mesmo tempo num mercadão, numa balada, num jantar sofisticado ou num ônibus de turismo.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemorou o fato do evento ter sido ampliado para nove dias, incluindo dois finais de semana.

– Eventos desse porte impulsionam o fluxo de turistas para o Rio de Janeiro. Há inúmeros destinos no mundo que tem no vinho um chamariz para os visitantes. Segundo dados de mercado, o brasileiro bebe, ao ano, em média, 1,8 litros por pessoa. É um mercado que tem muito para crescer, se compararmos com, por exemplo, a média da França e de Portugal, que é de 42 litros.

Produtores dos cinco continentes já confirmaram presença e o número de entidades, restaurantes e promotores de ações não para de crescer. Sérgio Queiroz, sócio do grupo Baco, idealizador e promotor do evento, diz que o objetivo principal é democratizar e desmitificar o vinho.

– Desde o primeiro ano que fizemos o Festival, nosso objetivo foi pensar em ações que pudessem mostrar a versatilidade do vinho e da gastronomia para o grande público, desde aquele que frequenta o restaurante mais chique até o mais carioca dos botecos, e ao mesmo tempo dar espaços para produtores de vinho, além de discutir assuntos específicos do setor.

A abertura oficial acontece no dia 21 de agosto com um jantar de gala para convidados, no qual são entregues os troféus Vinha Velha para empresas e personalidades que se destacam no mercado de vinhos, além do troféu de Sommelier do Ano, concurso realizado em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers-RJ.

Por sua reconhecida importância o festival ganhou a chancela da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Riotur, e entrou para a agenda oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Os ingressos começaram a ser vendidos a partir do dia 1º de julho. Para conhecer a programação completa basta acessar www.riowineandfoodfestival.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *