Festival de Balonismo ganha o céu das Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Evento tem como “palco” o sítio arqueológico classificado como patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco

Uma cerimônia realizada na noite desta sexta-feira em São Miguel das Missões (RS) marcou a abertura do I Festival Internacional de Balonismo da cidade, conhecida por abrigar o sítio arqueológico das reduções jesuíticas de São Miguel Arcanjo. Durante o evento, que segue até este domingo (28), balões vão realizar, de forma inédita, voos livres e apresentações noturnas em frente ao imponente exemplar do patrimônio histórico e cultural do país.

O festival integra as celebrações do 31° aniversário de emancipação do município, cujas estruturas históricas foram declaradas Patrimônio Mundial em 1983. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhou a abertura e anunciou que o Mercosul vai trabalhar pela promoção de roteiros religiosos do tipo. “Hoje, os ministros do Turismo do Mercosul assinaram um acordo que, de forma definitiva, institui a Rota do Caminho dos Jesuítas, integrando países como Brasil, Argentina e Paraguai”, relatou.

As ruínas de São Miguel, onde também é possível contemplar o Museu das Missões, com estátuas de imagens sacras feitas por índios Guarani, integram a lista de bens envolvidos na Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11. A ação, uma das metas do MTur para os primeiros 100 dias de governo, faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Pasta para reforçar a atração de investimentos ao Brasil.

Também presente ao evento, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, enalteceu a atuação de Marcelo Álvaro pelo aproveitamento do potencial turístico do país. “É um ministro extremamente focado na missão de desenvolver o turismo. E que nos contagia a todos, no Conselho de Governo, quando fala do potencial do nosso turismo ainda não explorado. É por isso que fiz questão de convidar o ministro para esse evento, até porque estamos numa grande parceira pelo aproveitamento dos sítios históricos do país”, justificou.

O Festival, promovido em parceria pela iniciativa privada e prefeitura da cidade, tem entrada livre e conta com atrações paralelas, como eventos de cerveja, gastronomia e shows. O prefeito Hilário Casarin comemorou a passagem dos ministros pela cidade. “Com dois ministros aqui, São Miguel não poderia estar mais feliz. A região, com um agronegócio consolidado, busca outros caminhos para trazer recursos, e um deles é o turismo. Temos alguns projetos previstos aqui, como um parque termal, mas precisamos do apoio de governos. E tenho certeza que vamos ter”, apostou.

ESPETÁCULO – Antes do evento, Marcelo Álvaro e Osmar Terra acompanharam a apresentação de som e luz nas ruínas de São Miguel, que retrata a experiência jesuítico-guarani na região. O show tem duração de 48 minutos e narra a trajetória missioneira na localidade, envolvendo o público em uma viagem pelo tempo. O texto e o roteiro, de Henrique Grazziotin, são reproduzidos nas vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bógus.

Fonte: AScom / Min. do Turismo