Home / Notícias / Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira com homenagem a Hilda Hilst

Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira com homenagem a Hilda Hilst

Na próxima quarta-feira, os olhos dos amantes da literatura, se voltam para a cidade de Paraty. Na abertura da Festa Literária, às oito da noite, a cantora Jocy de Oliveira e da atriz Fernanda Montenegro homenageiam a escritora Hilda Hilst.

A décima sexta edição do evento conta com 33 autores convidados, 17 mulheres e 16 homens, brasileiros e estrangeiros, no programa principal. A curadora do evento, Joselia Aguiar, detalha o que marca a Flip neste ano.

Apesar dessa marca, o evento não abre mão de tratar temas políticos, como no caso de uma mesa que reúne a brasileira Djamila Ribeiro e a argentina Selva Almada, que discutem como a literatura tem interferência na realidade pessoal e na sociedade ao discutir temas como o feminicídio.

Questões raciais, sociais e políticas também tem lugar em outros pontos da programação, como na mesa com o escritor congolês Alain Mabanckou, ou com o carioca Giovani Martins, nascido na periferia do Rio.

A estrutura física para a Flip está diferente neste ano, com uma nova tenda para 500 lugares na Praça da Matriz.

Um auditório também na praça com entrada gratuita e capacidade para 700 pessoas onde vão ser transmitidas em telão as mesas da programação principal continua nesta edição.

O prefeito de Paraty, Casé Miranda, destaca a reabertura de um cinema público na cidade durante a Flip e aponta que Paraty já está preparada para receber os cerca de 20 mil turistas esperados.

A Flip vai até o dia 29 de julho. Paralelamente à mesa principal do evento, a Flipinha, dedicada ao público infantil, a Flipzona, com atividades culturais e de tecnologia, a Flip Mais, e a Off Flip, organizada por produtores independentes oferecem centenas de atividades gratuitas e para todas as idades, além da programação gratuita nas casas parceiras.

Fonte: EBC Agência Brasil