Feiras multisetoriais movimentam o Noroeste gaúcho

Ministros do Turismo e da Cidadania participaram da abertura da Fenamilho e da Expofeira, que atraem grande número de visitantes à região

 

Maior vitrine do setor produtivo de Santo Ângelo (RS) e do Noroeste gaúcho, começou neste sábado (27) a 19ª Feira Nacional do Milho, evento que, durante nove dias, transforma a cidade – Capital das Missões – em um centro estadual de agropecuária, comércio, cultura, indústria e serviços. Promovida pela prefeitura com o apoio de lideranças locais, reúne cerca de 600 expositores e tem, nesta edição, o slogan “Sementes que promovem desenvolvimento”.

O evento possui caráter internacional e dedicará atenção especial ao tema turismo, com a oferta de um pavilhão customizado para receber agentes do setor e divulgar produtos como a Rota Jesuítica Internacional e o Caminho das Missões.

Presente à abertura, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, citou a feira como exemplo de aproveitamento do potencial turístico nacional. “São eventos como a Fenamilho que transformam a relação do país com o desenvolvimento. A feira é uma grande oportunidade de fazer negócios, divulgar o turismo local e impulsionar o mercado de viagens. É muito gratificante conhecer de perto uma região que trabalha para converter seu potencial turístico em atividade econômica, geração de emprego e renda”, elogiou.

O ministro Osmar Terra, que também acompanhou a abertura da Fenamilho, elogiou a atuação de Marcelo pelo aproveitamento turístico de sítios históricos. “O ministro Marcelo está fazendo um grande trabalho pela integração de destinos religiosos do Mercosul. Quando a gente concretizar essa estruturação da Região das Missões, vamos dar um grande salto na geração de recursos, emprego e renda pelo turismo, mais do que qualquer outro setor poderá proporcionar. E vamos poder assistir isso em muito pouco tempo”, garantiu.

Durante a cerimônia, parlamentares elogiaram a disposição do ministro do Turismo em discutir avanços no projeto de construção de uma ponte internacional sobre o rio Uruguai, ligando as cidades de Porto Xavier (RS) e San Javier (Argentina), essencial para a integração do roteiro das missões jesuíticas na América do Sul.

No período de realização da feira, a cidade deve receber, em número de visitantes, mais que o dobro dos seus 78 mil habitantes e movimentar cerca de R$ 100 milhões em vendas. O presidente da feira, Bruno, Hesse, comemorou o sucesso do evento. “A Fenamilho é o grande evento da Região das Missões, palco do comércio e do entretenimento”, resumiu.

EXPOFEIRA – Também neste sábado, Marcelo Álvaro e Osmar Terra acompanharam a abertura oficial da Expofeira, na cidade gaúcha de Três de Maio. Focado no agronegócio, o evento tem como objetivo expor as principais potencialidades da região e fomentar o comércio e a indústria regional, além de apresentar inovações no campo. Realizada a cada dois anos, a edição deste ano conta com mais de 300 expositores, atraindo milhares de visitantes para uma programação com shows musicais, rodadas de negócios, cultura, gastronomia e entretenimento.

Fonte: AScom / Min. do Turismo