Home / Notícias / Feira internacional de artesanato começa nesta sexta (25) em Natal (RN)

Feira internacional de artesanato começa nesta sexta (25) em Natal (RN)

24ª Fiart será realizada no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal até 3 de fevereiro

A maior e mais tradicional Feira Internacional de Artesanato para promoção do artesanato no Rio Grande do Norte (Fiart) será aberta nesta sexta-feira (25). Além dos artesãos potiguares, o evento, em sua 24ª edição, atrai expositores de outros estados e países. A Fiart é realizada no Centro de Convenções de Natal, em Ponta Negra, espaço que dobrou sua capacidade com recursos do Ministério do Turismo. A atração de viajantes de férias em Natal é um diferencial da feira.

O evento atrai turistas, gera emprego e renda e movimenta a economia em plena temporada de verão. Entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro, são esperados cerca de 70 mil visitantes. A expectativa é que as vendas superem os R$ 6,8 milhões da edição anterior.

Sob o tema “Água, Terra, Fogo e Ar – dos quatro elementos, o talento cria o futuro”, os expositores brasileiros e estrangeiros vão ocupar mais de 300 estandes que estarão dispostos por categorias, em salões temáticos: Fibra, Madeira, Fios e Tecidos, Cerâmica e Esculturas. “Já consolidada no calendário turístico da cidade na alta estação, a feira movimenta a economia local promovendo o trabalho dos artesãos, especialmente do artesão potiguar”, conta o idealizador e organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes.

Entre os expositores, 250 artesãos são de municípios do interior do Rio Grande do Norte e outros 70 vão expor e comercializar o que produzem na capital, Natal, em grupos de economia solidária. Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, “o artesanato incrementa a renda para os profissionais que vivem da atividade, mas também impacta toda uma cadeia produtiva, por meio do investimento em tecnologia, inovação e na diversidade de materiais para produção das peças, Por fim, aquece ainda mais o turismo numa época que já é de alta”, diz.

FESTIVAL – Além de promover o artesanato e fomentar negócios para a cadeia produtiva do setor, a feira é também um espaço de lazer e entretenimento. A Fiart Cultural conta com praça de alimentação com pratos típicos da cozinha regional, litorânea e sertaneja, além de variada programação diária, com apresentações de orquestras, danças típicas, shows artísticos, arte circense e literatura de cordel. O tradicional Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas, que está em sua 17ª edição, vai reunir grupos do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba em apresentações de expressões culturais tradicionais da região Nordeste como o Coco de Roda (RN); Caboclinho (PE/RN); Papangus (PE); Maracatu (PE); Xaxado (RN/PB); Araruna (RN); Pastoril de Dona Joaquina (RN); e a Capoeira (RN).

Fonte: AScom / Min. do Turismo