Home / Notícias / Esalq sediará atividades do Congresso Brasileiro de Turismo Rural

Esalq sediará atividades do Congresso Brasileiro de Turismo Rural

Décima primeira edição do evento será realizada na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz, em Piracicaba

Entre 25 e 27 de setembro, a cidade de Piracicaba receberá o evento bianual XI Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR). Em 2019, a iniciativa ocorrerá na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

As atividades ocorrerão das 8h às 19h, no Anfiteatro do Pavilhão Engenharia. O CBTR é dirigido a estudantes de Turismo, Geografia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, empreendedores rurais e profissionais e pessoas interessadas no assunto.

Programação

A programação contemplará um conjunto de atividades, entre palestras, mesas, relatos de experiências, apresentações artísticas, mostra de produtos e serviços de turismo rural e lançamento de livros.

Segundo especialistas, o turismo, atrelado ao meio rural, tem se transformado em uma importante atividade econômica e cultural. Com isso, surgem diversas ações e demandas atreladas a políticas públicas, sustentabilidade, preservação do patrimônio, educação ambiental, gastronomia e novas tecnologias.

O evento é uma realização da Esalq, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto Brasil Rural, com apoio do Cepea, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Pecege.

Abordagens:

O tema desse ano é “Turismo Rural e Territórios Criativos”. Os debates estarão inseridos nos seguintes Grupos de Trabalho:

– GT1: Indicação Geográfica, Denominação de Origem (selos de qualidade) e Turismo Rural
– GT2: Políticas Públicas, Legislação no campo e redes no Turismo Rural
– GT3: Comunicação, novas tecnologias e Temas Emergentes no Turismo Rural
– GT4: Inovações agroalimentares e turismo rural
– GT5: Turismo Equestre, iniciativas inovadoras do setor em espaço rural
– GT6: Cultura, Patrimônio e Gastronomia no Espaço Rural
– GT7: Turismo Pedagógico e Educação Ambiental no Campo
– GT8: TR e Ambiente

Fonte: Gov. do Estado de São Paulo