Dia Mundial da Vida Selvagem destaca os grandes felinos

Neste sábado, 3 de março, comemora-se o Dia Mundial da Vida Selvagem 2018 (World Wildlife Day 2018). Este ano a data celebra os Grandes Felinos – categoria que inclui leões, tigres, leopardos, onças, jaguares, pumas e linces, que estão sofrendo várias ameaças, inclusive o risco de extinção, por conta da ação do homem, como desmatamento, conflitos regionais, destruição dos ambientes naturais e caça ilegal. A informação é da ONU News.

O site do Dia Mundial da Vida Selvagem, criado em parceria com várias agências da ONU, traz várias informações sobre o tema e eventos que serão realizados em todo o mundo para marcar a data. A página destaca que as populações de tigre diminuíram cerca de 95% nos últimos 100 anos, enquanto o número de leões africanos teve redução de 40% em apenas 20 anos. O vídeo oficial (em inglês) alusivo ao Dia Mundial da Vida Selvagem 2018 está sendo divulgado e pode ser assistido no You Tube.

O secretário-geral da ONU, António Guterres,destaca que os grandes felinos são “predadores magníficos”, como as “onças, jaguares, leopardos, leões, pumas, leopardos da neve e tigres”.
Segundo ele, “essas criaturas carismáticas são reverenciadas por sua graça e poder, mas cada vez mais enfrentam os perigos da extinção”. O chefe da ONU dá um exemplo: “há mais de um século, existiam 100 mil tigres na Ásia e, atualmente, eles são apenas 4 mil”.

Biodiversidade
A vice-secretária-geral da ONU lembrou que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas de número 15 foca na importância de se tomar ação para reverter as enormes perdas de biodiversidade que acontecem em todas as regiões. Amina Mohammed participou nesta sexta-feira (2) de um evento sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem no Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc).

Além de levar a mensagem do secretário-geral, Amina lembrou que os grandes felinos protegem os seus habitats, ecossistemas e são cruciais para o bem-estar das pessoas e do planeta.

Fonte: ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *