Home / Notícias / Copa América vai movimentar turismo na capital mineira

Copa América vai movimentar turismo na capital mineira

De 14 de junho a 7 de julho, a Copa América, principal competição de seleções de futebol das Américas, vai movimentar, nos estádios e fora deles, torcedores e turistas de 12 países envolvidos na disputa. A Agência de Notícias do Turismo apresenta nesta terça-feira (11) os atrativos que vão #AlémDoFutebol em Belo Horizonte (MG), uma das cinco cidades que vão sediar partidas da competição, juntamente com Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Na capital mineira, os turistas poderão conhecer, já nas dependências do Mineirão, palco de cinco jogos, o Museu do Futebol.

No entorno da arena, destaca-se o Conjunto Moderno da Pampulha. A obra-prima, que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, foi reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial pela arquitetura modernista. São vários atrativos entre jardins, pinturas e edifícios como a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Casa Kubitscheck, além da Lagoa da Pampulha – um dos símbolos da cidade.

Já o Circuito Liberdade, inaugurado em 2010 em volta da Praça da Liberdade, abriga um importante corredor cultural do País, no Centro Histórico de Belo Horizonte. São 16 instituições abertas à visitação, entre elas, o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais. A região tem, ainda, os museus Mineiro, das Minas e do Metal e os centros culturais da UFMG e UEMG.

Para passear por Belo Horizonte, o turista precisa também preparar o paladar. Os sabores irresistíveis estão por toda parte: das quitandas tradicionais aos restaurantes de alta gastronomia, dos petiscos de boteco aos almoços em volta do fogão a lenha. A culinária de Belo Horizonte é patrimônio dos mineiros e atrativo que agrada os paladares mais sofisticados dos turistas, transformando o ato de comer em uma experiência singular. A gastronomia da capital foi a segunda mais bem avaliada pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Além dos inúmeros bares e restaurantes nos bairros boêmios, o famoso Mercado Central é um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade. Em cada balcão encontra-se um novo sabor, cheiro ou cor à espera do turista que quer passear pelas tradições, religiosidade e cultura popular de Minas.

ENTORNO DE BH – A Estrada Real, com 1.600 km de extensão, foi o eixo principal do ciclo do ouro e tem muitos trechos que levam aos atrativos do entorno de Belo Horizonte, como as cidades históricas. São destinos de arquitetura barroca, entre eles, São João Del-Rei, Tiradentes, Congonhas, Mariana (a 1ª vila), Ouro preto (a 1ª capital) e Sabará. Em Brumadinho, as montanhas são envolvidas pela arte do maior museu a céu aberto do mundo com obras de arte contemporânea em meio à natureza. Em Nova Lima, o turista pode curtir a natureza e a gastronomia do distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, um passeio imperdível para quem visita BH.

VEJA A TABELA DE JOGOS NO ESTÁDIO MINERÃO, EM BELO HORIZONTE:
Dia 22/6 – 16h – Bolívia x Venezuela (Grupo A)
Dia 19/6 – 21h30 – Argentina x Paraguai (Grupo B)
Dia 16/6 – 19h – Uruguai x Equador (Grupo C)
Dia 24/6 – 20h – Equador x Japão (Grupo C)
Dia 2/7 – 21h30 – Semifinais

Fonte: AScom / Min. do Turismo