Ceará tem o maior crescimento de turistas europeus no Brasil em 2019

Dados da Anac de janeiro a abril mostram ainda que o Estado é a terceira porta de entrada de europeus do País

O Ceará recebeu 44,9 mil turistas europeus nos quatro primeiros meses deste ano. O número representa um crescimento de 65,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o maior índice de aumento se comparado com os outros estados do Brasil. São Paulo registrou 14,9% no mesmo período, seguido por Rio de Janeiro (2,6%). Os dados são da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os outros estados registraram queda, a maior delas em Pernambuco (-17,5%), seguido por Distrito Federal (-13,9%), Minas Gerais (-12%), Rio Grande do Norte (-9,5%) e Bahia (-5,2%). Se for considerado o total de turistas europeus, o Ceará fica atrás apenas de São Paulo (700 mil) e Rio de Janeiro (224,1 mil), sendo a terceira maior porta de entrada de visitantes da Europa.

Já no ranking geral do número de turistas internacionais, o Aeroporto de Fortaleza ocupa a quinta posição, com 2,26% do total de passageiros do País, atrás de São Paulo (59,7%), Rio de Janeiro (19,4%), Campinas (3,1%) e Brasília (2,6%). Com esse índice, o Ceará fica em primeiro lugar no ranking de turistas internacionais deste ano no Nordeste.

“Esse índice reforça o bom momento do turismo no Estado, que está crescendo mais que a média do País. Hoje somos o maior do Nordeste. Nosso esforço em garantir as novas frequências internacionais faz não só com que os índices aumentem, mas que haja impacto na economia e desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

A França é hoje o maior mercado internacional do Ceará. A Itália aparece em segundo lugar, seguida pela Alemanha. Argentina vem em quarto, Portugal em quinto e Holanda na sexta colocação. Fora da Europa, o Ceará recebe ainda visitantes dos Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e Canadá. A renda per capita do turista estrangeiro é de R$ 5,1 mil e a permanência média é de dez dias.

Fonte: AScom / Gov. do Estado do Ceará