Brasil ganha novo destino de ecoturismo “Rota da Baleia Franca”

A Rota da Baleia Franca, situada no estado de Santa Catarina, oferecerá observação da espécie por terra

Os turistas nacionais e internacionais ganharam mais uma opção de ecoturismo no país. A Rota da Baleia Franca, situada em três municípios catarinenses, é a nova alternativa para quem busca observar a natureza de perto. O destino oferta uma experiência única de admirar, por terra, as baleias que passam pelo local. A novidade foi apresentada, neste mês, na 23ᵃ Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto, que teve a participação de representantes do Ministério do Turismo, além de companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras de turismo, redes hoteleiras, companhias marítimas, órgãos públicos de turismo e locadoras de veículos.

Contemplando as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se consolida no estado como uma das opções do destino Encantos do Sul. Além da observação de baleias, estes municípios também somam outros atrativos turísticos, como as 37 praias, centro histórico com mais de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), observação de botos pescadores, cultura e boa gastronomia.

A agente de turismo de Goiânia, Patrícia Guimarães, se interessou pelo roteiro e buscou informações sobre o destino. “Pretendo conhecer e levar esse pacote para vender aos meus clientes, que vão desde o público da terceira idade até jovens que buscam esportes radicais”, disse.

O coordenador da rota, Felipe Uzascki, prevê a geração de mais emprego e renda na região. “Realizamos ótimas parcerias com uma das maiores operadoras de turismo do interior de São Paulo e estamos em negociação para a próxima temporada. Além disso, tivemos uma capacitação para 300 agentes de viagem na abertura do evento (em Ribeirão Preto), que renderá bons frutos”, comemorou.

A ROTA DA BALEIA FRANCA
A rota é fruto de um projeto do Sebrae e do Governo no Estado de Santa Catarina, com apoio da Encantos do Sul, dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Saiba mais: http://rotabaleiafranca.com.br/