Foto: Banco de Imagens/EMBRATUR

Brasil é apontado como o primeiro do mundo para aventura

O Brasil é o país ideal para prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo, segundo uma pesquisa elaborada pelo portal americano US News & World Report, a consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia. O estudo foi apresentado durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

A pesquisa foi realizada com 60 países que concentram mais de 90% do PIB do mundo. O objetivo do estudo era “entender e quantificar a percepção global sobre as marcas países”. A Alemanha ficou em primeiro lugar no ranking geral. O Brasil figura na 20ª posição.

Entre os atributos que levaram o Brasil a ser o número 1 no ranking aventura estão: diversão, cenário e clima agradável, itens avaliados com notas acima de 8,5.

“Natureza e ecoturismo já são o 2º principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros no país. Sendo um dos países com maior biodiversidade e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para esse segmento e tenho certeza que podemos avançar ainda mais”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A pesquisa revela, ainda, que o Brasil foi lembrado pela herança cultural dos portugueses, africanos e influência indígena e por ser o país dos “loucos” por futebol. No quesito natureza, destaque para a costa litorânea com suas 4.600 milhas e o rio Amazonas, o segundo maior do mundo.

SEGURANÇA
Quem viaja para praticar turismo de aventura também deve pensar em segurança e o Brasil lidera o processo de normalização em Ecoturismo e Turismo de Aventura com acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As normas brasileiras serviram de inspiração para normas mundiais.

ONDE FAZER
Cenários para praticar esportes radicais no país não faltam. Selecionamos aqui alguns esportes radicais e os destinos onde eles podem ser praticados:

Vôo livre: Pedra Bonita (RJ), Vale do Paranã (GO), Governador Valadares (MG)

Paraquedismo: Boituva (SP), Campinas (SP), Brasília (DF)

Mountain bike: Blumenau (SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Governador Valadares (MG)

Rafting: Foz do Iguaçu (PR), Brotas (SP), Paraty (RJ), Itacaré (BA)

Kitesurf e Windsurf: Jericoacoara (CE), São Miguel do Gostoso (RN), Florianópolis (SC)

Rapel: Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA)

Mergulho: Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Arraial do Cabo (RJ)

Caverna: Bonito (MS), Serra do Ramalho (BA)

Escalada: Monte Roraima (RR), Serra do Cipó (MG), Pedra da Boca (PB)

Balonismo: Rio Branco (AC), Chapada dos Veadeiros (GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *