5 coisas que você não pode esquecer na sua próxima viagem pelo Brasil

Aos poucos o novo normal vai se estabelecendo e com muito cuidado voltamos a sair de casa

O ano de 2020 ficará para sempre nas nossas memórias. Agora que estamos chegando na reta final e com a notícia das vacinas, aos poucos podemos sair de casa, com muita segurança e cuidado. A indústria do turismo sem dúvidas foi uma das que mais sofreu e a recuperação será demorada.

Por isso é importante que brasileiros, não só para fugir de viagens longas internacionais, valorizem os destinos locais para ajudar na retomada da economia. Mas toda a empolgação não pode deixar de lado algumas coisinhas importantes. Vamos a elas?

Confira novos itinerários e se os locais estão abertos

Muita coisa mudou nestes meses, por isso se você fizer uma viagem, confira direto na fonte se os ônibus estão parando nos mesmos pontos e naqueles horários, se um restaurante está aberto, se é possível ir em tal bar, enfim, confirme todas as informações antes de se aventurar.

Se a viagem for agora, também se informe sobre os números locais da pandemia e quais são as medidas tomadas pelos governos estaduais e municipais para aumentar o distanciamento social.

Tome precauções com sua segurança

Aqui falaremos tanto em segurança física como digital. É importante ficar esperto com batedores de carteira e golpes dados em turistas nas cidades brasileiras, algo que, infelizmente, não é só algo que acontece no Brasil, sendo comum em destinos europeus também.

A segurança digital também é vital. Celulares e computadores contêm um mundo de informações pessoais e cada navegação é um risco. Por isso é importante saber o que é uma VPN e usar essa ferramenta para ocultar seus dados ao entrar em sites e plataformas.

A VPN também é importante ao usar redes wi-fi desconhecidas. Tente evitar entrar naquela rede aberta em uma praça ou local de grande movimentação porque ela pode ser uma isca para roubar seus dados. Mas se você usar uma VPN seu risco diminui consideravelmente nesse sentido.

Seguro e saúde

Não está na viagem de ninguém uma visita a um hospital ou posto de saúde, mas infelizmente isso pode acontecer, seja por um acidente ou qualquer outra razão. Tenha um seguro de viagem ativo e saiba quais são os hospitais que atendem esse seguro ou seu plano.

Caso você não tenha isso, procure saber quais são os hospitais ou postos de saúde mais próximos no caso de alguma emergência. Precaução nunca é demais.

Distanciamento Social

Independente se sua viagem for enquanto ainda não tivermos vacina para o grande público ou logo depois que você tiver tomado sua dose, manter o distanciamento social é importante.

Afinal, outras pessoas podem não ter tomado a vacina e mesmo que você não se contagie, é importante estar em um ambiente que respeite essas normas de saúde para todos poderem aproveitar com segurança. A retomada da vida pré-pandemia será aos poucos e cuidando ao máximo de cada um. Assim tudo fica melhor!
Esteja aberto!

O turismo no Brasil deveria ser muito melhor explorado e até nós brasileiros algumas vezes deixamos de conhecer nosso país para nos aventurarmos no exterior a cada férias. Tomara que com este momento de reflexão nós valorizemos mais nosso lindo país, com várias cidades que merecem ser conhecidas, belezas naturais espetaculares e um povo maravilhoso.

Por isso esteja aberto a conhecer coisas novas, seja uma comida, a cultura típica de cada região ou até passeios e experiências que você não faria normalmente. A graça de uma viagem é justamente aprender algo sobre o local e sobre você mesmo!

Conclusão

Depois de meses de isolamento, trabalho em casa, quarentena em alguns locais e muitas notícias tristes, é importante cuidar da saúde mental e até sair um pouco de casa, com todo o cuidado possível, obviamente. Por isso uma viagem dentro do Brasil pode ser uma escolha acertada, mas não se esqueça dessas dicas que demos acima. Há muita coisa para ver e se deliciar no território brasileiro e fazendo tudo com segurança, essa viagem pode ser inesquecível.