Home / Cidades do Brasil / Três Lagoas
Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Três Lagoas

Três Lagoas

O município de Três Lagoas está localizado na região leste de Mato Grosso do Sul, região essa conhecida como Costa Leste. A cidade foi fundada em 15 de junho de 1915 e é considerada o terceiro município mais populoso do Estado com uma população de aproximadamente 117 mil habitantes.

Popularmente conhecida como “Cidade das Águas”, Três Lagoas é reconhecida internacionalmente como a “Capital Mundial da Celulose” devido ao crescimento do setor nos últimos anos, além da transição da agropecuária para a industrialização e o aumento de florestas de eucalipto na região.

Apesar da importante fase industrial vivida por Três Lagoas, o município cultiva ainda aspectos tradicionais e regionais de sua cultura, entre eles, estilos musicais como o forró, chamamé, música caipira e sertaneja; peças artesanais de madeira e cerâmica e pratos típicos como o churrasco, tilápia com provolone, compotas de frutas e doces à base do milho, como cural e pamonha, além do costume mais característico da cidade, o “tereré”.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Porto Marina Três Lagoas
Ao lado da Ponte do Rio Sucuriú se encontra o Porto Marina Três Lagoas , empreendimento especializado na guarda e manutenção de lanchas e embarcações, proporcionando facilidades aos adeptos de esportes náuticos e pescadores amadores, que não precisam deslocar suas embarcações até o rio. Com serviços especializados como locação de jetski, abastecimento, limpeza e todo tipo de manutenção, o Porto Marina Três Lagoas também oferece socorro especializado em caso de pneus em qualquer parte do rio, através de telefone celular, que pega bem no local ou Central VHF Marítimo.

# 2 Balneário Municipal
O atrativo, recém inaugurado é o segundo equipamento público da Costa Leste MS, ao lado do Balneário Municipal de Anaurilândia.

As Praias de areias brancas do Rio Sucuriú ficaram bem mais com os serviços de locação de quiosques, sanitários, quiosques para venda de porções, bebidas, artesanato e souvenirs.

O local também conta com quadras poliesportivas e de tênis, além de campos de futebol e vôlei de areia, parque infantil, praça de eventos, e um amplo espaço para banhos nas águas transportes do Rio Sucuriú, um verdadeiro complexo de lazer e entretenimento. O Balneário faz parte do Roteiro Costa Leste do Sol, que oferece diversos tipos de lazer em praias, balneários e esportes náuticos.

# 3 Marina Iate Clube Urubupungá
Embora a Marina fique na margem paulista do Lago de Jupiá, aproximadamente com Três Lagoas, permite uma excelente integração com os atrativos da Costa Leste MS. Empreendimento único na região, a Marina oferece serviços de guarda e manutenção de embarcações dos mais diversos tipos, mas o que chama a atenção é a oportunidade de praticar esportes náuticos como canoagem, esqui aquático, vela e mergulho autônomo. São esportes realmente diferentes e que estão ao alcance de todos na Marina, dos mais experientes ao mais leigos, já que o Paulo, líder dessa trupe, oferece cursos de todas essa modalidades, permitindo a qualquer pessoa velejar e mergulhar na imensidão das águas do Rio Paraná. O local também oferece serviços de bar e restaurante nos fins de semana. Durante a semana, somente quando agendado com antecedência.

# 4 Lagoa Maior
Reurbanizada no fim da década de 90, a Lagoa Maior apresenta um belo visual panorâmico. Esporte como vôlei de areia, basquete, futebol de salão, vôlei de quadra e futebol society podem ser praticados no centro poliesportivo da Lagoa Maior. No local também há pista de cooper e pista de street skate. Uma ilha de reprodução da fauna e flora (ninhal) possibilita boas chances de observação de pássaros e a pesca amadora é permitida em suas margens.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO