Home / Mato Grosso do Sul / Aquidauana

Aquidauana

O município de Aquidauana com aproximadamente 40.000 habitantes, é a porta de entrada do Pantanal e ponto de parada do Trem do Pantanal. São diversas estilos de passeios em um ambiente exclusivo no mundo que proporciona momentos inesquecíveis na maior planície alagada do mundo que é o Pantanal. Passeios entre eles algumas aldeias como Bananal, Imbirussu, dos índios Terenas e um distrito chamado Taunay, onde está concentrada a maior comunidade indígena do País, atualmente, calcula-se que existam mais de 50 mil indígenas e descendentes vivendo no local, além de diversas fazendas e locais apropriados para a prática de esportes radicais. É a cidade pantaneira mais próxima da capital de estado de Mato Grosso do Sul, a 136 km de distância.

Aquidauana possui construções de valores histórico-culturais, como a Casa Primavera, além dos casarios que preservam um conjunto arquitetônico original. O rio que dá nome à cidade oferece aos turistas a pesca esportiva. Em suas margens, formam-se bonitas praias, próprias para a prática de esportes aquáticos.

Possui também símbolos religiosos, como igrejas e capelas, e grandes eventos culturais como o Festival Pantaneiro, a Festa doPeixe, a Festa da Sopa Paraguaya e o Nippon Aqui, festa de origem nipônica. Proporciona excelente vista da planície a partir da serra de Piraputanga e Maracaju. Aquidauana possui vários rios para .

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Pantanalpantanal
A maior planície de inundação contínua do mundo possui região com cerca de 250 mil km². Destaca-se pelas inúmeras espécies de animais e vegetações decorrentes do ambiente contraditório que alterna entre períodos úmidos e de estiagem.
O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura como conforto. São diversas estilos de passeios, acomodações e guias. Um ambiente exclusivo no mundo que proporciona momentos inesquecíveis.

# 2 Trem do Pantanal
São 220 quilômetros de pura nostalgia, em um roteiro emoldurado por algumas das mais belas paisagens do mundo. O Trem do Pantanal parte de Campo Grande rumo à cidade de Miranda, destino final do trajeto. São aproximadamente 8 horas viajando no tempo e percorrendo dezenas de pontos históricos, cada passo testemunhado pela exuberância pantaneira. A Estação de Aquidauana, foi inaugurada em 1912.

# 3 Mercado Municipalmercadomunicipal
Inaugurado em 1962 com o objetivo de se tornar uma feira livre, hoje é um centro para a venda de vários produtos alimentícios. São 22 permissionários que trabalham com frutas, grãos, verduras, carnes e itens típicos da região como o mel e seus derivados, rapadura, peixes nativos, ervas naturais e muitas novidades.

# 4 Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceiçãoigreja
Construção da década de 1930, em estilo arquitetônico com características das construções góticas. A responsabilidade do projeto pode ser atribuída ao engenheiro paulista Alexandre Albuquerque, que trabalhou na equipe responsável pela construção da Catedral da Sé, em São Paulo-SP. Por muito tempo afirmou-se que a idealização teria sido do construtor Francisco Luciano Seccomani, italiano que chegou a Aquidauana nos anos iniciais do séc. XX, e que era o encarregado das obras. Hoje é a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

# 5 Museu de Arte Pantaneiramuseu-de-arte-pantaneira
Construído em 1918, o imóvel já foi ocupado pela Caixa Econômica Federal, Asilo dos Idosos, Escola Padre Anchieta e Secretaria de Obras.

A inauguração do Museu aconteceu em 1999, mas foi em 2002 que ganhou o nome de Museu de Arte Pantaneira Manoel Antonio Paes de Barros em homenagem a um dos fundadores da cidade de Aquidauana. Possui um vasto acervo de itens historicamente importantes como armamentos e artefatos usados na Guerra do Paraguai, registros oficiais do Município, objetos de comunicação, além de obras de arte de artistas regionais.

# 6 Praça Afonso Penapraca-afonso-pena
Conhecida popularmente como Praça dos Estudantes, oferece uma grande área de lazer e entretenimento, com parque infantil, espaço para jogos de mesa e uma concha acústica para eventos. A Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão também estão dentro da estrutura da praça e dispõem de pequenos suvenires com temas pantaneiros.

# 7 Parque Ecológico da Lagoa Compridaparque-ecologico-da-lagoa-comprida
Com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o Parque já apresenta as características do ecossistema do Pantanal. Possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a Aquidauana a partir de Campo Grande é pela BR-262, são 140 km de distância.

De Ônibus:
A Rodoviária de Aquidauana conta com lanchonete, revistaria e pequenas lojas de micros importadores que oferecem produtos nacionais e importados.
– Endereço: Rua Estevão Alves Corrêa, s/nº – Bairro Alto

De Avião:
O aeroporto mais próximo de Aquidauana é o Aeroporto Internacional de Campo Grande, a 135 km. O aeroporto recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e internacionais.

■ MAPA DA REGIÃO