Home / Cidades do Brasil / Uberlândia

Uberlândia

Uberlândia oferece várias opções de lazer que proporcionam experiências únicas com seu Artesanato, sua Arte e Cultura, sua Religiosidade, com a grande infraestrutura para Compras e Esporte e principalmente pela beleza natural que compõe um dos mais lindos cenários para o Turismo Rural e Ecológico.
A vida noturna uberlandense segue o ritmo das grandes capitais, oferece inúmeras opções para diversão. São bares, restaurantes, cafeterias, cachaçarias, bistrôs e similares. Shoppings, galerias e butiques permitem que você tenha acesso a produtos de todo o mundo, shopping centers e vários centros comerciais.

Uma das grandes atrações da cidade com imensa área verde às margens do Rio Uberabinha é o Praia Clube, que oferece estrutura moderna e completa para prática de esportes. Vários outros clubes bem estruturados, atendem os moradores e visitantes.

Igrejas históricas contam sobre a fé da nossa população, sendo que algumas são bens tombados. Uberlândia se tornou um expressivo centro educacional e de conhecimento, com uma universidade federal e mais 20 instituições de ensino superior, que tem contribuído para captação de eventos técnico-científicos para a cidade e região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Complexo Parque do Sabiá
Local ideal para atividades de lazer e práticas desportivas. Possui uma área de 1.850.000 m², com um bosque de 350.000 m² de área verde, um conjunto de três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago e sete outros menores; uma praia artificial com 300 metros de extensão; uma pista de cooper de 5.100 metros de extensão; duas piscinas de água corrente; vários campos de futebol; cinco quadras poliesportivas; uma quadra de areia; um campo society de grama; um completo parque infantil, com mais de 100 brinquedos;conjuntos sanitários; vestiários esportivos; lanchonetes e vários recantos contemplativos, entre outras instalações.

# 2 Zoológico
Com uma área total de 335 mil m², o Zoológico Municipal, possui um plantel de aproximadamente 200 animais distribuídos em 50 espécies diferentes entre aves, répteis e mamíferos. A vegetação do Zoológico Municipal de Uberlândia é predominantemente de Cerrado e composta por mais de 300 espécies de árvores.

# 3 Aquário
Um pavilhão de 1.080 m² de área construída, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental

# 4 Estádio Municipal Parque do Sabiá
Um dos maiores estádios do interior do Brasil, sendo sede de jogos do campeonato Brasileiro. Foi inaugurado no dia 27 de maio de 1982. O Parque do Sabiá, 2° maior do Estado de Minas Gerais, atrás apenas do Mineirão, tem capacidade para 75 mil pessoas distribuídas em 62.500m² e conta com estacionamento para 3.000 carros.

# 5 Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho)
O ginásio conta com uma moderna arquitetura, com departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, academia, salas de aula e espaços para exposições e atendimento às crianças e às pessoas da terceira idade, além de um amplo estacionamento. Quadra poliesportiva, com capacidade para 6 mil pessoas e um total de 35 mil metros quadrados

# 6 Parque Natural Municipal Victório Siquierolli
Aberto à visitações dispõe de do Museu de Biodiversidade do Cerrado, parque infantil, pista para caminhada e a trilha Interpretativa do Óleo, visando o conhecimento do parque e a educação ambiental.

O Parque Municipal Victório Siquieroli, por se tratar de uma área remanescente de Cerrado, apresenta grande importância como Unidade de Conservação, pois além de garantir a preservação da comunidade vegetal local, em especial a área de Mata de Galeria, favorecendo sua recuperação e consequentemente manutenção da qualidade da água dos Córregos do Liso e do Carvão, preservando “sítios”de abrigo e alimentação para a fauna local, também constitui uma excelente fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades relacionadas com Educação Ambiental.

# 7 Teatro Municipal
Teatro projetado por Oscar Niemeyer, possui 819 lugares. É um espaço construído para estimular a produção artística na região e o intercâmbio cultural no Brasil.

# 8 Centro de Tecelagem – Fios do Cerrado
O Fios do Cerrado – Centro de Tecelagem é um projeto social, cultural e educacional, que visa oferecer oportunidade de emprego às tecelãs e fiadeiras da terceira idade. Localizado no bairro Patrimônio, em uma área de 1.200 m², fundado em 1993, o Centro de Tecelagem recebe diariamente a visita de turistas vindos de várias partes do país e do mundo, além de alunos da escolas públicas e particulares da cidade e região e estudantes do Ensino Superior.

# 9 Museu Municipal
Monumental edifício cujo empreendimento teve início em 04 de fevereiro de 1916 na então Praça da Liberdade, hoje Praça Clarimundo Carneiro. O prédio, grandioso à época, é ainda hoje um dos marcos históricos de Uberlândia. Impõe-se em sua forma, arquitetura e espaço implantado, revelando a sensibilidade e habilidade do projetista Cypriano D’el Fávero.

Em 1985, o conjunto constituído pelo Palácio dos Leões e Coreto foi tombado pelo Poder Público como Conjunto Arquitetônico. Posteriormente, o prédio foi restaurado e alterado em seu interior sendo adequado para tornar-se o Museu Municipal de Uberlândia. Foi aberto ao público em 2000.

# 10 Casa da Cultura
A Casa da Cultura é composta hoje por espaços para a realização de reuniões, atividades culturais, Galerias de Arte, e ainda muitas histórias e memórias remanescentes na sua bela e imponente arquitetura.

# 11 Mercado Municipal
O Mercado Municipal oferece produtos típicos de Minas Gerais e serviços variados. É conhecido pelos produtos caseiros como doces e queijos tradicionais e regionais, além de frutas, verduras e legumes selecionados. Além dos artigos típicos da região, o mercado comercializa peixes, frutos do mar, carnes de todos os tipos, inclusive a de rã e defumadas, frango caipira, frios, laticínios, dietéticos e naturais, mel e derivados.

O local possui ainda a Casa do Palmito, lanchonetes, comida árabe, produtos para açougues, agropecuária, barbearia, sapataria, engraxataria, tabacaria, chaveiros, artesanatos e outras utilidades, além de casa típica de cachaça e loja de artigos religiosos com livraria. O atendimento é personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito.

# 12 Igreja Nossa Senhora do Rosário
Tombada como Patrimônio Histórico, a Igreja do Rosário se constitui referência para a cultura local não só porque abriga a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito mas, também, por ser o prédio religioso mais antigo no espaço urbano de Uberlândia.

Anualmente é celebrada a Festa do Congado, que reúne centenas de membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Nesses dias, as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário são preparadas em seus andores para que possam abençoar a festa. Essa festa é uma das mais representativas da cultura afrodescendente de Uberlândia.

# 13 Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado
A Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi projetada em 1975 pela arquiteta Lina Bo Bardi a pedido do Frei Egydio Parisi e o Frei Fúlvio. Pela sua importância arquitetônica a Igreja foi tombada como patrimônio pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico/ MG)

A Igreja Espírito Santo do Cerrado constitui-se de um conjunto formado pelo espaço de celebração, a igreja propriamente dita, por uma residência para três religiosas, um salão e um campo de futebol. A implantação destes foi realizada através da execução de quatro platôs. Na realização desse projeto, foram utilizados materiais do próprio local, tais como tijolos de barro e a estrutura de madeira, em aroeira da região.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
As rodovias federais até Uberlândia são BR-365, BR-452, BR-497 são importantes vias de acesso até a cidade.

De Ônibus:
Rodoviária de Uberlândia
Endereço: Praça da Bíblia, 200 – Martins, Uberlândia – MG, 38400-476
Telefone: (34) 3235-5050

Viações que fazem trajeto até a cidade de Uberlândia são: (www.viacaoplatina.com.br, www.realexpresso.com.br, www.util.com.br)

De Avião:
Aeroporto de Uberlândia
Endereço: R. José Alves dos Santos, 100 – Loja 04 – Aeroporto, Uberlândia – MG, 38406-387
Telefone: (34) 3227-4762

■ MAPA DA REGIÃO