Home / Cidades do Brasil / Santa Rita de Jacutinga

Santa Rita de Jacutinga

Santa Rita de Jacutinga é um município no interior do estado de Minas Gerais, com uma população em 2011 era de 4.976 habitantes. Santa Rita de Jacutinga é uma cidade com um grande potencial turístico. O principal potencial turístico de Santa Rita de Jacutinga são as 72 cachoeiras que estão espalhadas pela região, que são usadas muitas vezes para banhos ou mesmo para a prática de esportes radicais.

A cidade conta com vários atrativos histórico e cultural. Destacam-se as fazendas construídas entre os séculos XIII e XIX, que por muito tempo serviram como abrigo de escravos e barões da época do café. Além das fazendas, também há na zona rural diversas pousadas e hotéis com foco no ecoturismo. Pode-se visitar a Igreja Matriz com sua deslumbrante arquitetura, bem como fazer uma caminhada pelo monte calvário até capela de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como a igrejinha do alto.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Fazenda Santa Clara
A Fazenda Santa Clara, antiga fazenda da época da escravidão foi construída em 1790 e chegou a ser a segunda maior do Brasil em número de escravos, mantém até hoje sua arquitetura além de muitas curiosidades como 12 salões, um para cada mês do ano, 52 quartos um para cada semana do ano, e 365 janelas uma para cada dia do ano, além de ter a senzala com os instrumentos que eram usados na época. Um passeio que vale à pena ser realizado.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira dos Sonhos

# 2 Cachoeira do Boqueirão
Possui uma fenda de mais de 40 metros de altura que foi esculpida ao longo de milhões de anos pelas águas do Rio Pirapetinga.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
n/d

■ MAPA DA REGIÃO