Home / Cidades do Brasil / Pouso Alto
Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Pouso Alto

Pouso Alto

Na belíssima região do Sul de Minas Gerais, encravada entre os picos mais altos do País, encontramos o município de Pouso Alto com uma população estimada em 6.210 habitantes. São montanhas e vales, bosques de araucária entrecortados aqui e ali por lindas cachoeiras e uma flora singular onde se sobressaem bromélias, o popular beijinho, o mandacaru e espécimes de climas quentes e frios convivendo em perfeita harmonia e abrigando uma fauna bela e diversificada.

Pouso Alto é um pequeno e bucólico município situada aos pés da Serra da Mantiqueira e esbanja beleza e simpatia à todos que a visitam. Situado na Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil, a cidade integra o circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira, que inclui também os municípios de Alagoa, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, sua . Tem área de 263,034 quilômetros quadrados.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Parque Estadual da Serra do Papagaio
Com uma área de 22.917 ha, localiza-se na região do rebordo ao norte do Maciço do Itatiaia, alto rio Grande, no sul de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Pouso Alto e Baependi, estando inserido na APA da Mantiqueira. Com altitudes que variam entre 1200 m e 2360 m, o Parque possui áreas remanescentes de mata atlântica e campos de altitude, estando inserida na zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Serra do Papagaio, por estar situada no corredor sul da Mata Atlântica e por apresentar remanescentes florestais com alto grau de conectividade, representa uma importante matriz de espécies raras e endêmicas, sendo que muitos dos seus ecossistemas servem de abrigo para animais ameaçados de extinção como o papagaio-de-peito-roxo, o urubu-rei, a onça pintada, o mono carvoeiro e o macaco sauá.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO