Home / Minas Gerais / Juiz de Fora

Juiz de Fora

Juiz de Fora no estado de Minas Gerais, possui à localização privilegiada entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Localiza-se na Zona da Mata mineira, a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Com uma população de 516.247 habitantes, fazem da cidade um destino para eventos de repercussão nacional e internacional.

Juiz de Fora surpreende por seu potencial em diversas áreas, desde a movimentada vida noturna até a diversidade de sua programação cultural. Os atrativos naturais são imperdíveis se você vem a Juiz de Fora fazer negócios, não pode deixar de conhecer o Parque da Lajinha e os mirantes da cidade. O Parque do Museu Mariano Procópio é uma atração à parte: patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, reúne flora, fauna e monumentos capazes de impressionar os mais apurados olhares.

No centro da cidade a arquitetura dos prédios históricos chama a atenção. O edifício do Cine-Theatro Central, ao estilo art déco, é o grande destaque do movimentado Calçadão da Rua Halfeld. É também nesta região que lojas e centros comerciais interligados por galerias formam um grande shopping a céu aberto, revelando a vocação comercial de Juiz de Fora.

Na culinária, a cidade alinha o cardápio tradicional mineiro à cozinha nacional e internacional. O acompanhamento fica por conta de cervejas artesanais, incremento de nossa gastronomia.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Catedral Metropolitana
Em estilo romano, o prédio possui duas torres e uma grande cúpula. A Catedral tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas. A fachada da igreja é tombada, de grande valor histórico e cultural.

# 2 Academia de Comércio
Prédio tombado pelo patrimônio histórico. O projeto arquitetônico privilegia o estilo clássico. Sua estrutura imponente se registra no alto da rua Halfeld, tendo ao fundo o Morro do Imperador.

# 3 Casa de Cultura
Espaço voltado para a inclusão cultural, reúne projetos de cunho artístico, no campo das artes plásticas, da música e do cinema.

# 4 Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Patrimônio municipal, o Centro Cultural oferece à comunidade galerias de arte, anfiteatro, videoteca e salas de aula, além de corredores para realização de eventos.

# 5 Estágio Municipal Radialista Mario Helênio

O Estádio Municipal ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, a 4 km do centro da cidade. Com capacidade para mais de 30 mil torcedores sentados.

# 6 Monumento ao Cristo
Monumento constituído por uma imagem de bronze, colocada sobre um edifício de alvenaria, em forma de capela, projetada e construída pela firma Pantaleone Arcuri.

# 7 Morro do Imperador

Localizado em um dos pontos mais altos de Juiz de Fora, encanta pela beleza cênica e o contato com a natureza. De fácil acesso, possui uma linha turística que circula aos domingos e feriados.

# 8 Universidade Federal de Juiz de Fora
Localizada na região da Cidade Alta, Zona Oeste, a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece espaço de lazer voltado à prática de atividades físicas, parque e praça cívica.

# 9 Museu Mariano Procópio
Fundado em 1915, abriga um dos principais acervos do país. O Museu histórico, artístico e de história natural, tem seu acervo formado por amplas coleções de pintura, escultura, mobiliário, porcelana, cristais, numismática, medalhística, artes decorativas, joias do século XIX, arquivo fotográfico, biblioteca, etc. A coleção do Museu Mariano Procópio foi tombada pelo Iphan em 1939. O parque e as edificações foram tombados pelo município em 1983.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Museu Mariano Procópio compreende a área que é de propriedade do município, incluindo a Vila Ferreira Lage, o Parque Mariano Procópio e todos os seus equipamentos. A Villa Ferreira Lage foi construída em 1861 pelo Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage, em estilo eclético, com inspiração em modelos do renascimento italiano. Em 1915 foi aberta à visitação. A construção consiste em um bloco com dois pavimentos, um torreão e porão. O acesso é feito por uma varanda com escadas em dois lances. Em cima observa-se um terraço à maneira das construções renascentistas italianas.

No Parque estão inseridos a Villa, o museu e outros equipamentos, configura-se como uma grande área verde, reflorestada entre a segunda metade do século XIX e início do século XX. O paisagismo é atribuído ao francês Auguste François Marie Glaziou. O parque abrange a parte baixa do terreno, onde existe um lago artificial de forma retangular. Em uma extremidade do lago observa-se um jardim geométrico, de gosto francês. Outra parte do parque é constituída por um denso bosque subindo a encosta do Outeiro, onde se localizam os prédios, alamedas e calçadas. Ainda há um pequeno rio que vem dar no lago, cruzado por duas pontes de madeira construídas no século XIX, com ancoradouro para pequenos barcos. O parque conta com elementos artísticos, como uma figura escultórica da fundição Val D’Osne, estátuas de mármore, muretas, bustos, escadarias, monumentos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso é a BR-324. O motorista segue por 59 quilômetros até o entroncamento da BA-026. Percorre mais 11 km até Santo Amaro. A partir daí, deve seguir para Cachoeira pela mesma BA-026, por mais 38 Km.

De Ônibus:
Viação Santana de São Paulo e a Viação Jauá. As duas contam com linhas diárias para o município.

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO