Januária

Januária é uma pequena cidade distante cerca de 605 Km da capital Belo Horizonte. que conta com uma população de 68.065 habitantes, é banhada pelas águas do rio São Francisco, abriga a gruta do Janelão, precioso cartão-postal local.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.

A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hecatares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.

# 2 Prainha
Essa praia só existe no mês de julho, é nesta época que o rio está baixo e a água limpa esverdeada, com temperatura média de 22º C, a faixa de areia com 500 metros de comprimento e 40 de largura dão o clima de praia. A profundidade do rio no leito chega a oito metros e ao longo do percurso são encontradas pequenas ilhas.

A vegetação ao redor é típica do cerrado, com pequenas árvoers e arbustos. Na área do atrativo é permitida a pesca, mas não há ancoradouros ou fundadouros. O estacionamento é feito na estrada de acesso à praia.

# 3 Centro de artesanato
Reúne artigos de barro, madeira, fibras vegetais e cerâmica.

# 4 Praias e Cahoeiras do Rio Pandeiros
O caminho até as praias e cachoeiras é feito através de terreno um pouco inclinado. Em frente à praia, à esquerda, está a cachoeira com a queda principal de mais ou menos uns 15 metros de largura por 3 de altura, formando em sua base um grande poço, esse lugar é utilizado para a prática de natação. As grandes pedras que formam a cachoeira são escuras e arredondadas, o que permite, com certa facilidade o acesso dos banhistas sobre as mesmas, apesar do perigo, pois se escorrega com muito facilidade.

A água é limpa com uma coloração verde clara. O rio neste ponto já começa a formar pequenas ilhas, o que facilita a travessia de uma margem a outra (mais ou menos 60 metros de largura), no local é permitida a pesca. A vegetação em seu entorno é formada por pequenas matas, havendo grande quantidade de pássaros. Em épocas de férias e feriados prolongados a área é muito utilizada para a pratica de campismo. Há duas churrasqueiras de alvenaria (uma de cada lado do rio). O estacionamento é feito debaixo das árvores, ao lado das praias. Em épocas de chuva o acesso da ponte até a praia só pode ser feito a pé.

 

 

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso até a cidade pela BR-040, em direção à Paraopeba. Após cerca de 120 km na BR-040, pegar a BR-135 à direita e seguir até chegar em Januária.

De Ônibus:
De Belo Horizonte a Viação Gontijo faz o trajeto até Januária (www.gontijo.com.br)

■ MAPA DA REGIÃO