Home / Cidades do Brasil / Itamonte
Foto: Divulgação

Itamonte

Itamonte tem sua população estimada em 13.756 habitantes e ocupa uma área de 431 km², localiza-se na divisa dos Estados do Rio de janeiro e São Paulo e tem como municípios limítrofes Baependi a norte, Alagoa a nordeste, Bocaina de Minas a leste, Resende (RJ) e Queluz (SP) a sul, Itanhandu a oeste e Pouso Alto a noroeste.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Garganta do Registro e Parque Nacional do Itatiaia
A Garganta do Registro marca o Km 0 da BR 354 e a entrada para a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, que tem 60% de sua área localizada no município de Itamonte. O planalto do Itatiaia é um importante e muito visitado ponto turístico, pois além dos campos de altitude, vales suspensos e nascentes, abriga o Pico das Agulhas Negras, que com 2.791 metros de altitude é o quinto maior pico do Brasil.

Volta dos 80
Percurso de 80 quilômetros que tem seu início na cidade em direção à Garganta do Registro e continua na estrada do Parque Nacional do Itatiaia, passando pelos bairros rurais Serra Negra, Fragária Campo Redondo, Berta, Cachoeirinha e Buraco, onde se localizam importantes atrativos turísticos do município, como a Cachoeira da Fragária e a Cachoeira da Pedra.

Pedra do Picú
Durante muito tempo a Pedra do Picú serviu de orientação para os bandeirantes na rota do ouro. O monumento natural é responsável pelo nome de Itamonte que, em tupi-guarani, significa Pedra no Monte. Hoje é feita uma caminhada até a base da pedra, mas a escalada pelos 120 metros de rocha é recomendada apenas a experientes, devido à dificuldade de suas vias.

■ CACHOEIRAS

Cachoeira da Fragária
Localizada no bairro rural Fragária, essa é a maior cachoeira do município. Com queda d’água de quase 100 metros e margeada por uma floresta de araucárias, é importante atrativo do percurso conhecido como “Volta dos 80”.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem do Rio de Janeiro acesso pela Rod. Pres. Dutra e BR-116, duração de 3 h 30 min e 236,7 km de distância;

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO