Home / Cidades do Brasil / Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais e fica localizada no vale do Rio Paraopeba, a cidade possui uma população de 127.539 habitantes. A localização de Conselheiro Lafaiete é estratégica ficando perto das principais metrópoles do país. A cidade encontra-se na à 96 km da capital do estado, Belo Horizonte.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça do Cristo
A Praça do Cristo, fica no bairro Santa Efigênia, inaugurado no dia 29 de maio de 2002. O local foi totalmente remodelado, a nova praça conta com pistas de skate, Cooper, 02 quiosques, playground infantil, área de musculação, quadra de areia, concha acústica para apresentações culturais e um vagão doado pela Rede Ferroviária Federal. O Monumento do Cristo Redentor está localizado na parte alta da cidade, o que permite ter uma boa visualização da cidade e região.

# 2 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Era conhecida na era colonial como arraial dos Carijós. O povoado foi elevado à condição de freguesia e Paróquia sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, aos esforços de alguns aventureiros que, no princípio do século XVIII, minerando a Serra do Ouro Branco, mancomunaram-se com os índios da tribo dos Carijós, então em aldeamento naquelas paragens e deram ao arraial o nome de “Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós”. Daí a fundação de sua Igreja Matriz, tão sólida e estrategicamente construída. Sob a invocação da padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia foi instituída em 1709, pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Francisco de São Jerônimo e foi a 13ª de Minas, em ordem cronológica.

# 3 Complexo Esportivo “Agostinho Campos Neto”
Importante espaço destinado ao esporte e eventos em geral, o Complexo Esportivo Deputado Agostinho Campos Neto, foi fundado em outubro de 2000, com uma capacidade para 7000 pessoas sentadas. Possuindo 06 vestiários grandes, 02 cantinas, palco, alojamentos e estacionamento. Recebeu, na sua partida de inauguração, a seleção brasileira juvenil de vôlei.O Complexo recebe campeonatos de futsal, basquete e karatê, com destaque para os jogos do interior de Minas (JIMI).

# 4 Centro Cultural “Maria Andrade Resende”
A antiga estação “Lafaiete” fundada em 1883 por D. Pedro II. pertenceu à Ferrovia Pedro II, depois Central do Brasil e à extinta RFFSA, estando hoje sob concessão da MRS Logística, em comodato pela prefeitura municipal desde 1999. Em 29 de maio de 2000, o então prefeito, Vicente de Faria Paiva inaugurou o Centro Cultural “Maria Andrade de Resende” em homenagem à mãe do ilustre Senador da República Dr. Eliseu Resende. O Centro Cultural Maria Andrade Rezende, abriga em suas dependências a Biblioteca Municipal, que tem em seu acervo pelo menos 20 mil volumes, o memorial do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, que recebeu da família diversas peças de uso pessoal e, ainda, O Museu Ferroviário, destaque do Centro Cultural. O Museu conta com dezenas de peças utilizada no início da ferrovia e também uma Maria Fumaça, do século passado, além de um guindaste para abastecer de carvão as locomotivas movidas a vapor. A antiga estação, possui 11 cômodos em único pavimento.

# 5 Locomotiva Orestein Koppel
A locomotiva a vapor 6561 da Orenstein e Koppel, popularmente conhecida, na cidade de Conselheiro Lafaiete, como “Maria Fumaça”, localizada no Centro Cultural “Maria Andrade de Resende”, é a principal atração do Museu Ferroviário na antiga Estação Lafayette, esta inaugurada em 1883 e reativada com a finalidade de visitação turística em maio de 2000.

# 6 Teatro Municipal “Placidina de Queiroz”
O Teatro “Placidina de Queiroz”, localizado no Centro do município, foi inaugurado no dia 21 de janeiro de 1988. Passando a cidade a dotar de um espaço próprio para as artes cênicas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso para a cidade é feito pelas rodovias BR-040, BR-482, BR-383, MG-129.

De Ônibus:
Conselheiro Lafaiete é atendida por diversas empresas de ônibus interurbanos que a ligam a cidade com os principais centros do urbanos do país.

■ MAPA DA REGIÃO