Home / Cidades do Brasil / Brumadinho

Brumadinho

Brumadinho se destaca como uma das cidades mais importantes do turismo no estado de Minas Gerais. A cidade é cercada por montanhas, na Serra da Moeda e no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. A localização geográfica de Brumadinho, o relevo montanhoso e o clima agradável proporcionam aos turistas diversas opções de lazer e esportes de aventura.

Entre os pontos mais visitados na região estão: o Mirante Morro das Três Pedras, Mirante do Planeta, Mirante Morro dos Veados, todos esses dentro do Parque Estadual do Rola-Moça e o Mirante do Topo de Mundo, conhecido pelos praticantes do voo livre como um dos melhores locais do Brasil para prática deste esporte.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, possui 3.941,09 hectares. O local possui vários mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de uma rica diversidade de fauna, com espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo, a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado-campeiro. Situado na zona de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o parque abriga espécies raras como orquídea, bromélia, candeia, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema.

Encostas das Serras da Moeda e Rola-Moça
Com belíssimas paisagens a serem vislumbradas e exploradas, as regiões das encostas das Serras da Moeda e Rola-Moça oferecem aos turistas atrativos que vão desde esportes de aventura, como mountain bike, arvorismo, tirolesa, balonismo , voolivre, trekkyng e cavalgadas, até as variadas e encantadoras opções de gastronomia e hospedagem. A conhecida hospitalidade mineira é facilmente encontrada por todos aqueles que percorrem os belos caminhos do Vale do Paraopeba. A região também possui diversas opções de hospedagens e restaurantes com uma gastronomia variada, além de um ambiente charmoso e aconchegante.

# 2 Serra da Calçada
O nome Serra da Calçada se dá por causa do calçamento de via proveniente do século XVIII, utilizado para facilitar o acesso às fazendas e pontos de atividades minerárias à época. Esse caminho levava ao “Forte de Brumadinho”, uma enorme edificação feita de pedras e que teria sido usada durante o século XVIII como entreposto comercial. Além disso, a área abriga uma rica diversidade da fauna e flora com espécies em extinção.

A Serra da Calçada, estendendo-se por cerca de 8 km entre os municípios de Nova Lima e Brumadinho. Divide as bacias dos rios Paraopeba e das Velhas, importantes mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Inserida na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA-Sul / RMBH), sua extremidade sul encontra-se parcialmente no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e na Área de Proteção Especial Catarina. Sua porção nordeste faz limite com a Estação Ecológica de Fechos. Incorpora uma área verde de aproximadamente 1,1 mil hectares onde vivem e se reproduzem várias e importantes espécies da fauna e da flora nacionais.

# 3 Estação Ferroviária de Brumadinho
A Estação Ferroviária de Brumadinho é o grande símbolo da segunda fase da história da cidade. Inaugurada em 1917, a construção da estação, assim como da linha férrea, possibilitou a vinda de muitos trabalhadores, dando assim origem às primeiras habitações e povoados da atual região central de Brumadinho. A estação pode ser considerada um rico, belo e importante exemplar da arquitetura do século XX, e é um monumento que marca o pioneirismo e o desenvolvimento da cidade.

# 4 Fazenda dos Martins
Construída em 1730, a Fazenda dos Martins é uma das habitações rurais mais antigas de Minas Gerais. Tombado em 1977 pelo IEPHA, como patrimônio público estadual, o casarão passou por várias intervenções desde o seu tombamento. Erguida em alvenaria de pedra e paredes em pau a pique, a edificação tem dois salões, quatro quartos e um corredor central, além de varandas apoiadas em esteios aparentes, onde, na lateral esquerda, um cômodo é destinado à capela. Segundo relatos históricos, a construção está ligada à história do Quilombo Sapé e teria sido erguida por escravos. No pátio da fazenda existe um espaço, todo calçado de pedras, local que teria sido usado na época como Senzala, onde os escravos eram mantidos.

# 5 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Datada de 1713, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é considerada o maior símbolo histórico-cultural e religioso do Município. Segundo os relatos históricos, o Distrito de Piedade do Paraopeba teria recebido os primeiros moradores por volta do século XVII, o que reafirma a tese de que a região seria uma das primeiras vilas do Estado de Minas Gerais. Com elementos da arquitetura colonial, o templo possui ricos detalhes na construção dos altares em estilo setecentista. São 300 anos de história religiosa. A celebração mais importante é o Jubileu de Nossa Senhora de Piedade, realizado sempre no dia 8 de setembro, uma tradição de mais de 100 anos.

# 6 Casa da Cultura Carmita Passos
Considerada uma das primeiras instituições educacionais de Brumadinho, a Casa da Cultura Carmita Passos foi decisiva para a formação cultural dos moradores da cidade. Na década de 30, o espaço começou a ser usado como o

# 7 Instituto Inhotim
O Instituto Inhotim é um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Com uma área de visitação de 140 hectares, o Inhotim é uma junção de jardim botânico e um acervo com mais de 200 obras de arte contemporânea em exposição nas 22 galerias e jardins. Aberto em 2006, o Museu já recebeu mais de 2 milhões de visitantes. Além das alamedas cobertas de palmeiras raras, o turista se encanta com os famosos bancos do artistas plásticos Hugo França, em meio a uma arquitetura inovadora. O visitante tem acesso a obras de mais de 100 artistas brasileiros e estrangeiros, que compõem o acervo de mais de 800 peças.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da cidade do Rio de Janeiro, seguir pela via BR-040 até a cidade de Brumadinho, trajeto com duração de 6 h 26 min e 447,8 km de distância.

Da cidade de São Paulo, seguir pela BR-381 sentindo Belo Horizonte, até o trevo de Mário Campos, entrar à direita sentido Mário Campos e seguir placas para Brumadinho ou Inhotim.

Da cidade de Belo Horizonte, seguir pela BR-381, sentindo São Paulo, após a barreira da polícia rodoviária, entrar à direita no trevo de Mário Campos e seguir placas para Brumadinho ou Inhotim.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins)
Endereço: Rodovia LMG 800, km 7,9 – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3689-2700

■ MAPA DA REGIÃO