Home / Destinos pelo Brasil / Belo Horizonte
Foto: Divulgação / EMBRATUR

Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, com uma população de 2.501.000 de habitantes. Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural.

O turismo de eventos, com a realização de congressos, convenções, feiras, eventos técnico-científicos e exposições, tem fomentado o crescimento dos níveis de ocupação da rede hoteleira e do consumo dos serviços de bares, restaurantes e transportes. O município também está entre os sete municípios com a melhor infraestrutura do país. Posicionada em um eixo logístico do Brasil, é servida por uma malha viária e ferroviária que a liga aos principais centros e portos do país. Recebe voos nacionais e internacionais pelo Aeroporto de Confins e voos nacionais e regionais pelo Aeroporto da Pampulha.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Catedral Metropolitana
O Circuito Liberdade foi inaugurado em 2010 e já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), é composto por 16 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

o projeto atua em articulação com o espaço urbano e os diversos grupos artísticos e populares, consolidando-se como um braço forte da política pública de Cultura do governo estadual.

Conjunto Moderno da Pampulha
O Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, tornou-se, em julho de 2016, Patrimônio Cultural da Humanidade, título emitido pela UNESCO. O Conjunto inclui os edifícios e jardins da Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d’água e da orla da Lagoa. Contempla também a Praça Dino Barbieri e a Praça Alberto Dalva Simão, ambas projetadas por Burle Marx.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital do Rio de Janeiro, acesso pela via BR-040, trajeto com 6 h 51 min, e  (454,5 km)  de distância;

De Ônibus:
A rodoviária fica bem no centro da cidade, perto de quase tudo, e é abastecida por uma grande frota de táxis e linhas de ônibus municipais.

De Avião:
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins (CNF)
Fica distante 40 quilômetros do centro da cidade de Belo Horizonte.
Rodovia LMG 800, KM 7,9, s/n, Confins – MG, 33500-900
Telefones:
0800 037 1547

■ MAPA DA REGIÃO