Home / Cidades do Brasil / Barbacena
Foto: Divulgação / Pref. Municipal de Barbacena

Barbacena

Barbacena esta localizada na serra da Mantiqueira, é conhecida em todo o Brasil como “Cidade das Rosas”, em função da grande produção local desta flor. A cidade é repleta de praças e jardins que embelezam Barbacena, no mês de outubro acontece a Festa das Rosas, com shows e outras atrações.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Basílica de São José
A Basílica de São José Operário se localiza em Barbacena, Minas Gerais. Construída a partir de 1950,e finalizada por volta de 1958, tem a forma de cruz grega. Foi elevada a Basílica em 25 de setembro de 1965 e tombada pelo Decreto Municipal n° 3.908 de 21 de maio de 1999. A Basílica possuí uma vista privilegiada de toda a cidade e de qualquer ponto da cidade se pode vê-la e ouvi-la. É a única Basílica dedicada a São José Operário do mundo.

Pontilhão
Este viaduto em pedras, formando três arcos, é uma construção de 1870 feita pelo arquiteto alemão Hertell. Anos mais tarde, serviu de passagem para a locomotiva da Estrada de Ferro Central do Brasil. Está localizado no bairro Pontilhão. Entre os arcos, com pedras revestindo seu exterior, são lidas as inscrições “E.F.P.II”. Recebe os visitantes como um marco na história tradicional, dando boas-vindas na Avenida Governador Bias Fortes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A cidade é ligada pelas rodovias BR-040, BR-265, MG-338, MG-135 e MG-448.

De Ônibus:
Da cidade do Rio de Janeiro, a empresa UTIL faz o trajeto Rio de Janeiro x Barbacena.

■ MAPA DA REGIÃO