Foto: Divulgação

Imperatriz

Imperatriz fica localizada às margens do Rio Tocantins e distante 629,5 km da capital, São Luís, a segunda maior cidade do Estado do Maranhão, com aproximadamente 260 mil habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 ESTÁDIO FREI EPIFÂNIO
O estádio foi inaugurado em 30 de janeiro de 1966 e leva o nome de um frei italiano apaixonado pelo futebol que além de suas práticas eucarísticas promovia também a prática do esporte na cidade. Além de receber importantes eventos esportivos, o estádio também recebe grandes eventos culturais, como o já tradicional evento da Igreja Católica, o Corpus Christi.

# 2 AVENIDA BEIRA RIO
Descendo as ladeiras da rua mais antigas de Imperatriz, Rua XV de Novembro, chega-se à Beira Rio, cartão postal da cidade, onde pode se deparar com uma vista majestosa do rio Tocantins. A Avenida João de Deus Fiquene, conhecida como Beira Rio, proporciona à comunidade diversão e lazer ao ar livre.

# 3 ACADEMIA IMPERATRIZENSE DE LETRAS
A Academia Imperatrizense de Letras foi fundada em 27 de abril de 1991. Reunindo literatos e intelectuais de várias cidades da região, a AIL tem se destacado como fomentadora da literatura regional. Seus membros são responsáveis por aproximadamente 70% de toda a publicação editada hoje nessa parte do estado.

# 4 CENTRO DE ARTESANATO
Criado há mais de 20 anos, o Centro de Artesanato vem representando a cidade culturalmente. Além de promover a cultura e diversidade locais, o Centro de Artesanato de Imperatriz oferece à toda comunidade cursos em artes manuais como: confecção de biscuit, filtro dos sonhos, bordado, pintura em cerâmica e tantos outros.

# 5 CAPELA DO BOM JESUS
No começo do século XX devotos de Bom Jesus, sob a liderança do casal Antônia e Antônio Calixto, construíram uma capelinha com objetivo de congregar e realizar suas devoções. A pequena capela foi erguida na então Rua Grande, hoje XV de Novembro. Após a morte do casal, outros devotos deram continuidade aos festejos, mas aos poucos a capelinha foi ficando abandonada. Foi então que o casal Olívia e Simplício Moreira, em 1933, reconstruiu e ampliou o templo.

# 6 RUA XV DE NOVEMBRO
Foi a primeira avenida de Imperatriz, sendo considerada por muitos o coração da cidade. Antes conhecida como Rua Grande, passou a ser chamada de Rua de Dentro, e anos mais tarde em referência a proclamação da república, foi renomeada como avenida XV de novembro. Hoje faz parte da vida noturna da cidade, com bares e restaurantes.

# 7 IGREJA MATRIZ SANTA TERESA D`ÁVILA
Há 167 anos a imagem de Santa Tereza d’Ávila foi trazida pelo Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de junho de 1852. A Santa é padroeira e cofundadora de Imperatriz. A Igreja é um patrimônio histórico tombado de mais de 160 anos.

# 8 TEMPLO CENTRAL DA ASSEMBLÉIA DE DEUS
A Construção do Templo Central que está entre os maiores da América Latina, teve início no ano de 1986. O templo central, sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus foi concluído em 1999, pelo atual presidente da AD em Imperatriz, pastor Raul Cavalcante Batista.

# 9 CATEDRAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A história da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima começa no ano de 1952. À época, Frei Epifânio solicitou à Prefeitura uma área a ser desmatada para a construção de uma praça, a atual Praça de Fátima.O missionário italiano foi atendido e saiu pedindo aos fiéis materiais para a obra, visando construir uma capela para as celebrações, uma vez que só existia a Igreja de Santa Teresa D´Ávila. A catedral de hoje se deve também ao esforço do Frei Marcelino Sérgio Bícego, Administrador Apostólico da Diocese de Carolina e mais tarde Bispo. Por essa razão, sua estátua foi erguida na Praça de Fátima, após sua morte.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO