Home / Cidades do Brasil / Carolina
Foto: Divulgação / Gov. Federal do Brasil

Carolina

Carolina fica localizada no estado do Maranhão, a cidade é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam diversas cachoeiras e canyons. Está localizado no sul do estado, à margem direita do rio Tocantins. É conhecido pelas suas diversas cachoeiras. Carolina consolidou-se como destino para o turismo de negócios, de eventos, de lazer e ecoturismo da região sul maranhense.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Farol do Pontal de Coruripe
n/d

# 2 Parque Nacional da Chapada das Mesas
O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. Foi criado, principalmente, por se tratar de uma área de Cerrado intocada ameaçada pela recente expansão da fronteira agrícola e siderúrgica no MA. Além disso, a UC protege mais de 400 nascentes de importantes cursos d’água. O PNCM está localizado numa região com potencial turístico reconhecido. Além das inúmeras chapadas tabulares de arenito (algumas com inscrições rupestres), a região da Chapada das Mesas é famosa pelas inúmeras cachoeiras de águas límpidas e de temperatura agradável. A maioria dos atrativos turísticos da região, como a Cachoeira da Pedra Caída, Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara, Portal da Chapada, dentre vários outros, estão somente na área de entorno. No interior do Parque existem 2 atrativos que são explorados turisticamente há muitos anos Cachoeira de São Romão e Cachoeira da Prata. O Parque Nacional da Chapada das Mesas ainda não está aberto à visitação, em seu entorno, contudo, existem diversos atrativos, onde é possível desfrutar da natureza com respeito e consciência.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira da Pedra Caída
Para atingir a cachoeira, percorre-se uma trilha em meio a vegetação e outras pequenas cachoeiras, descendo por uma longa escada. Trata-se de um rio que, ao encontrar um buraco, despenca em forma da cachoeira de 50 metros, formando uma generosa piscina natural e seguindo seu curso. É uma visão inesquecível. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.

# 2 Cachoeira da Prata
A Cachoeira do Prata está localizada no Rio Farinha, numa região não tão desbravada, selvagem pode-se dizer. As pessoas que moram por perto são típicos sertanejos, valorizam o lugar onde moram. Fica próxima da cachoeira de São Romão.

# 3 Cachoeiras Itapecuru
As cachoeiras ficam localizadas junto à BR-230, 33 km distante de Carolina, 66 km de Riachão, 130 km distante de Balsas e lá você encontrará duas lindas cachoeiras que caem de 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.

# 4 Ilha dos Botes
Banhada pelas águas do rio Tocantins, preserva uma exuberante mata virgem formada por babaçuais nativos e coqueiros e ainda guarda na época de veraneio as mais belas praias de águas límpidas margeada por pequenas dunas nos seus sete quilômetros de extensão.

# 5 Morro das Figuras
Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.

# 6 Morro do Chapéu
Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato. O morro do chapéu é um dos mais belos cartões postais da região de chapada. Da parte superior de sua formação é possível contemplar toda região, observando a ilha dos botes, o rio Tocantins, a cidade de Carolina além das demais formações de platôs que compõe o cenário da Chapada das Mesas. Pode ser visto também durante o percurso (estrada) entre Estreito, Carolina e Riachão.

# 7 Portal da Chapada
O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.

# 8 Praias do Tocantins
Conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de outubro. O local conta com serviço de bar e restaurante.

# 9 Cachoeira de São Romão
A Cachoeira de São Romão é uma queda d’água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina. O acesso a essa cachoeira se faz por uma boa parte em estrada de chão, sendo necessário um veículo de tração como pick-ups e jeeps. O que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante. O local conta com serviço de bar, restaurante e chalés.

# 10 Cachoeira do Dodó
Localizada em propriedade particular, e 34 km da cidade de Carolina. Lá você vai conhecer as águas mornas da cachoeira do seu dodô e as inúmeras pequenas cachoeiras que formar um lugar quase virgem. o lugar possui bar, restaurante e até barracas que lhe permitem pernoitar.

# 11 Balneário Praiolandia
É mais uma opção de lazer que fica a 3 km do centro, via BR-230 o Balneário possui bar e restaurante, fica as Margens do Rio Lajes.

# 12 Balneário Queda D’água
Fica a 30 km do centro da cidade via BR 230 no povoado itapecuruzinho, onde se encontra paz e sossego para desfrutar da natureza e das Águas cristalinas. O local oferece serviço de hospedagem (chalés) e alimentação.

# 13 Poço Azul
Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. É o local mais paradisíacos da Chapada das Mesas, a água cristalina em uma piscina natural com mais de 5 metros de profundidade de águas cristalinas que encanta a todos.

# 14 Encanto Azul
Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. Não há como não se encantar por esta beleza natural de água límpida, cristalina e temperatura perfeita para o banho, e apreciação dos peixes. Não esqueça de trazer óculos para mergulho.

# 15 Cachoeira do Ilia
Cachoeira que fica a 20 km de Carolina em estrada de terra. O acesso é através da estrada que passa perto do Morro do Chapéu. Recomenda-se ir de moto, ou caminhonetes e jipes. Sua beleza está na água de sua queda d’água que escorre pelo paredão e na água limpa do rio.

# 16 Cachoeira da Garrafal
Pequena cachoeira de águas cristalinas, possui um ótimo banho, a água tem temperatura agradável, indicada para o calor da região. Fica localizada a 24 km da cidade, seguindo o mesmo caminho para se chegar à Cachoeira do Ilia. O acesso pode ser feito de motocicletas, ou 4×4, pois o terreno é um pouco acidentado e algumas partes com bastante areia.

# 17 Rio Tocantins
Um dos principais rios brasileiros, divide os estados do Maranhão e do Tocantins, proporcionando a pesca como atividade comercial e cenários de rara beleza, principalmente o pôr-do-sol visto de Carolina. No Rio Tocantins temos como principais atrativos as praias que aparecem nos meses de junho a agosto e a Ilha dos Botes.

# 18 Cachoeira do Capelão e Caverna
O atrativo caracteriza-se por uma pequena caverna e lago formados pela força das águas da cachoeira do Capelão no arenito friável.

# 19 Cachoeira de Santa Bárbara
A Cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de 75 metros fica localizada no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. Fica ao lado do poço azul, chega-se ao local depois de uma trilha de 5 minutos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Pela via rodoviária a partir de Imperatriz, Teresina, e Araguaína (100KM).

De Ônibus:
n/d

De Avião:
Pode-se chegar a cidade de Carolina por via aérea a partir de Imperatriz (MA), Teresina (PI), e Araguaína (TO), e recentemente teve seu aeroporto reinaugurado, recebendo voos diários da companhia Sete Linhas Aéreas.

■ MAPA DA REGIÃO