Home / Cidades do Brasil / Niquelândia

Niquelândia

Niquelândia no estado de Goiás, oferece opções de turismo diversificadas. A descoberta do níquel, em 1943, que a classifica como a maior jazida do metal do mundo, foi o que deu nome à cidade.

A economia do município está intimamente ligada ao desenvolvimento de duas grandes empresas que exploram Níquel e são as maiores geradoras de empregos e de impostos no município: a Votorantim Metais Níquel S/A e a Anglo American Brasil Ltda.

Além das riquezas minerais, Niquelândia tem potencial no turismo ecológico e de aventura. Situada na região norte do estado de Goiás, parte de suas terras é banhada pelo Lago de Serra da Mesa, o quarto maior lago artificial do mundo em extensão e volume. Nos arredores do município é possível encontrar belezas naturais, como as cachoeiras do Muquém, a de São Bento e a de Pai Chico, e as grutas de São Pedro e do Cocal.

Em Niquelândia, o turista pode desfrutar de diversas quedas d´água, além de variadas fauna e flora. Com 60% de sua vegetação natural intacta, o município possui um potencial para prática de esportes aéreos, aquáticos e terrestres.

O turismo religioso também é destaque na região. Entre as diversas manifestações do segmento, destaca-se a segunda maior romaria do estado de Goiás, realizada no povoado de Muquém.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça da Bíblia
É uma praça rústica, com relevo desigual, contando com 80 metros de água corrente, rio artificial, cachoeiras e um batistério, na mesma encontra-se ainda um playground com diversos brinquedos e uma praça de alimentação.

# 2 Praça Silva Júnior
Com uma área total de 1.696 metros quadrados, que circunda as avenidas Getúlio Vargas e Brasil, foi inaugurada em 1985 para marcar os 250 anos de fundação de Niquelândia, tem o seu calçamento feito com antigas pedras portuguesas, bancos modernos, arborização e uma fonte luminosa interativa, a qual abriga em seu centro um totem com as as seguintes inscriçoes; Niquelândia 1985/250. Conta com uma lanchonete bem instalada (palco coberto, sanitários, etc).

# 3 Igreja Santa Ifigênia

Foto: Divulgação / Banco de Imagens EMBRATUR

Com os altares feitos de ouro puro, é uma das atrações da cidade. Ela foi construída por escravos em 1790 e possui um estilo de arquitetura colonial, com estrutura de aroeira e piso de cimento batido.

# 4 Gruta da Lapa
Propriedade privada, passa por fazendas e grandes paredões de pedra.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
Terminal Rodoviário.
Endereço – Praça da Rodoviária, s/nº, Centro
Telefone – (62) 3354-3420
Possui linhas regulares de Goiânia, Anápolis, Brasília, Minaçu, Cavalcante, Padre Bernardo, Colinas, Cocalzinho, Corumbá, entre outros.

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO