Home / Cidades do Brasil / Goiás Velho
Foto: Divulgação / EMBRATUR

Goiás Velho

O município de Goiás ou Goiás Velho, é testemunha da ocupação e da colonização do Brasil-Central nos séculos XVIII e XIX. As origens da cidade estão ligadas à história das bandeiras que partiram de São Paulo para explorar o interior do Brasil. O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbano do centro histórico de Goiás foi reconhecimento como Patrimônio Mundial em 2001. Destacam-se as igrejas do Rosário, de Santa Bárbara, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Abadia e a Catedral de Santana.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Museu de Arte Sacra da Boa Morte
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi iniciada em 1762, concluída, ocupada em 1779, e transformada em Museu de Arte Sacra da Boa Morte em 1967. A sala principal é dedicada às imagens do escultor Veiga Valle.

Museu das Bandeiras
A Casa de Câmara Cadeia foi iniciada em 1761, concluída em 1766 e transformada em Museu das Bandeiras na década de 1950.

Museu Casa de Cora Coralina
Construída nos finais do século XVIII e foi transformada em Museu em 1989, após a morte da poetisa Cora Coralina. O prédio possui arquitetura residencial do período Brasil Colônia, seu acervo é dedicado à memória da poetisa.

Museu do Palácio Conde dos Arcos
Foi uma adaptação de quatro residências para abrigar os governadores da Capitania, transformada em museu no ano de 1961. O museu possui exposição permanente da história dos governadores de Goiás. Em julho, o Governo Estadual volta a funcionar na cidade resgatando a antiga capital do Estado.

Mercado Municipal
Ponto de encontro de personalidades ilustres e figuras típicas da cidade, que se reúnem todas as manhãs para um café cheio de prosa e quitandas típicas de Goiás. Além disso, seresteiros, violeiros e cantadores se reúnem todo sábado cedo no conhecido “Bar dos Artistas”, que tem uma grande variedade de cachaças artesanais.

Chafariz de Cauda
Construído em 1778, é organizado em quatro corpos, apresentando espaço central para bicas, além de dois tanques na parte externa, destinados aos animais, uma grade de proteção frontal, criando um pátio interno com bancos.

Parque Estadual da Serra Dourada
O Parque localiza-se nos municípios de Goiás, Mossâmedes, Buriti de Goiás. Com área aproximada de 30.000 hectares. O PESD é uma área de preservação que possui vários atrativos e pontos de beleza cênica como cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade de cobertura vegetal e faunística, constituindo-se como um verdadeiro patrimônio ecológico para o estado de Goiás.

Igreja Nossa Senhora D´Abadia
Construída em 1790, tem o teto pintado e abriga o Museu dos Paramentos Litúrgicos.

Igreja Catedral de Sant´Ana
Catedral da cidade, construída em 1727. Sua arquitetura apresenta três períodos históricos.

Igreja Nossa Senhora Aparecida
Localizada no Distrito de Areias, no dia 12 de outubro acontece à Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Edificada em meados do século XVIII, no ano de 1786 foi cedida à Confraria de São Benedito dos Crioulos. É o edifício que apresenta a solução mais complexa de planta, com a utilização de uma nave octogonal e um grande número de compartilhamentos.

Igreja de Santa Bárbara
Iniciada em 1775, foi concluída cinco anos depois. Com uma fachada simples, essa Igreja foi construída em blocos de pedra-sabão e adobe. Sua escadaria possui 102 degraus. Tem uma bela vista panorâmica.

Igreja de São Francisco de Paula
Datada de 1761, a Igreja de São Francisco abriga a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
A antiga Igreja do Rosário dos Pretos foi erguida em 1734, reconstruída em 1934, em estilo gótico, pelos padres dominicanos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO