Formosa

O município goiano de Formosa, situa-se a 80 quilômetros de Brasília, e a 282 quilômetros de Goiânia. Formosa é destino de natureza e aventura, tanto para os brasilienses como para os turistas que visitam a Capital da República.

Formosa é conhecida como o “Berço das Águas”. São 16 cachoeiras, dezenas de nascentes (36 somente no Vale do Paranã) e rios que correm para as bacias do Amazonas, São Francisco e Paraná. O antigo Arraial dos Couros, como a cidade era chamada na sua origem (pouso de boiadeiros e garimpeiros), também atrai visitantes para a prática de esportes náuticos. Entre muitas lagoas, destaca-se a Lagoa Feia (muito bela por sinal) com 6 quilômetros de extensão. Atividades radicais são praticadas na Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã (1.300 metros de altura), além de caminhadas por sítios arqueológicos, lajedos, abismos e descidas em cerca de 30 cavernas e grutas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Gruta das Andorinhas
A Gruta das Andorinhas é um complexo de grutas e buracos com 250 metros de profundidade. É possível mergulhar no rio subterrâneo que corre pelo local.

# 2 Buraco das Araras

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Formosa

Buraco das Araras é uma cratera com cerca de 1 quilômetro de diâmetro e mais de 100 metros de profundidade. O local é cercado por samambaias gigantes ancestrais. Os paredões de pedras são ideais para a prática de rapel e guardam uma gruta com águas cristalinas. Trilhas internas conduzem o visitante para formações de estalactite e estalagmite.

# 3 Salto do Itiquira

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Formosa

A cascata de 168 metros de altura, o equivalente a um prédio de 56 andares, fica no abismo entre o alto e a parte baixa do atrativo natural. A pressão da água é tão forte que lembra uma chuva constante ao redor. Uma trilha íngreme, para quem deseja descer ou subir, faz a ligação entre as duas partes. O turista também chega ao local de carro por rodovia asfaltada até a entrada do Parque Municipal do Itiquira, que fica na parte baixa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO