Home / Cidades do Brasil / Guarapari

Guarapari

Foto: Divulgação / Min. do Turismo

* Atualizado em 09/04/2014

Guarapari está localizada ao sul de Vitória, capital do Espírito Santo, é caracterizada por um belíssimo litoral, banhado por águas claras, e propícias ao mergulho e à pesca. O litoral de Guarapari possui praias de diversas belezas naturais.

Com uma vida noturna agitada, boates, festas, restaurantes e bares para todos os gostos. Nas agitadas Praias do Morro e Meaípe, você encontrará as mais variadas opções em meio a pessoas bonitas e interessantes.

Guarapari possui o título de ‘Cidade Saúde’, graças suas areias monazíticas medicinais. Hoje possui uma população estimada em 110.000 mil habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica,  há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta permanentemente inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas. Área aproximada: 1.500 ha.

# 2 Lagoa de Caraís
Localizada dentro do parque Estadual de Setiba nas trilhas da Reserva, possui a cor avermelhada devido as suas raízes. Em tupi-guarani, ‘Carai’ é uma das muitas variedades de macacos no Brasil. Caminhando nas trilhas da reserva ecológica que margeia o mar, chega-se a esta lagoa de águas escuras, ladeada de areia, vegetação e uma grande pedra.

# 3 Lagoa de Mãe Bá
Localizada na Rodovia do Sol, Meaípe.

# 4 Lagoa Vermelha ou do Milho
Também situada na reserva ecológica de Setiba, perto das dunas de Ulé. Suas águas escuras contrastam com a brancura das areias que circulam.

# 5 Reserva Estadual Concha D’Ostra
Os objetivos da RDS Concha das Ostras são proteger os manguezais do estuário da Baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes e, ao mesmo tempo, garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente. A área constitui-se basicamente de manguezais, mas também apresenta fragmentos de Mata de Tabuleiro. A fauna constitui um importante uso econômico com crustáceos e moluscos, além de peixes como o robalo e a tainha. Sua localização, muito próxima ao centro de Guarapari, é um grande desafio à sua integridade e gestão.

■ CACHOEIRAS

A cidade de Guarapari possui cerca de 9 cachoeiras conhecidas pelos seus moradores, as mais famosas são as São Felix, Cascatinha, Boa Esperança, Iracema, Cachoeira de Cabeça Quebrada que é umas das mais bonitas e mais frequentada, Alto do Jabuti, Cachoeira Buenos Aires e de Pernambuco.

■ PRAIAS

# 1 Praia da Areia Preta
Suas areias são escuras e ricas em monazita, com poder medicinal e alto teor de radioatividade. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos.

# 2 Praia das Castanheiras
Praia mais visitada da cidade de Guarapari, é contornada, em toda sua extensão, por enormes castanheiras, origem de seu nome.

# 3 Praia de Santa Mônica
O número cada vez maior de residências, escolas e restaurantes típicos, aliados aos demais elementos de uma paisagem urbana, compondo o espetáculo do mar.

# 4 Praia do Morro
Com quatro quilômetros de extensão a Praia do Morro se destaca pela variedade de atrações que pode oferecer ao turista, lugar ideal para a prática de esportes de praia.

# 5 Praia de Meaípe
Meaípe, cujo significado é Rio do Povo. É uma aldeia de pescadores situada na zona sul de Guarapari. Com recifes, compondo seu cenário. Vida noturna bastante movimentada durante a temporada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital do estado acesso via Rod. do Sol com 1 h 13 min (58,6 km) , Da cidade do Rio de Janeiro via BR-101 em trajeto com duração de 7 h 13 min (474,5 km) .

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de Guarapari
Endereço: 164, Av. Des. Lourival de Almeida, 184 – Centro, Guarapari – ES, 29200-250

De Avião: 
Aeroporto de Guarapari
Endereço: Av. Padre José Anchieta, 187 – Praia do Morro, Guarapari – ES, 29216-660
Telefone: (27) 3361-2813

■ MAPA DA REGIÃO