Home / Cidades do Brasil / Alfredo Chaves
Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Alfredo Chaves

Alfredo Chaves

Alfredo Chaves é destino certo para quem procura belas paisagens, aventura, aconchego e uma excelente gastronomia. Surpreenda-se com essa bela cidade sul capixaba, situada entre o mar e as montanhas, que encanta pelas suas peculiaridades.

Opções não faltam para quem procura esportes de aventura, apreciar a natureza, degustar pratos típicos com ingredientes locais e apreciar delicadas peças artesanais produzidas por habilidosas mãos alfredenses. Alfredo Chaves é referência para quem quer se encantar com dezenas de cachoeiras entre verdes e refrescantes montanhas e se hospedar em pousadas aconchegantes.

São destaques a Festa da Banana e do Leite, Festália, Natal Som e Luz, Festa da Uva e do Vinho Campeonatos Esportivos de Voo Livre e MotoCross, Encontro de Violeiros, Brega Night, Festa de São Benedito, Carnaval, Baile de Aleluia, além das festas religiosas que são promovidas nas comunidades do interior.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Pedra do Gururu

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Alfredo Chaves

Distante cerca de 3 km e com altitude de 450 metros acima do nível do mar. Após 2 h de duração chegasse ao seu cume, onde  existe um cruzeiro que recebe diversas celebrações religiosas. Seu nome é de origem indígena, é vista facilmente por todos visitantes, graças sua posição geográfica. A pedra pode ser considerada como uns dos pontos turísticos mais famosos e belos da sede do município.

São Roque de Maravilha
Um lugar abençoado pela beleza natural, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d’água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e para contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.

Igreja de Sagrada Família
A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção.A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura de suas paredes até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede.

Estação Ferroviária de Mathilde
Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município. Distante 18 km da sede.

Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta
Uma das mais famosas do Brasil, recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. Ainda, a rampa forma um belo mirante, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.

■ CACHOEIRAS

Cachoeira do Quintino

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Alfredo Chaves

Águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.

Cachoeira Engenheiro Reeve

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Alfredo Chaves

Uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões-postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região.

Cachoeira Vovó Lúcia

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Alfredo Chaves

Com duas belas quedas d’águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio a mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 81 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101 e BR-262

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO