Home / Dicas de Viagem / Horário que abre e fecha as estações do Metrô na cidade do Rio de Janeiro?

Horário que abre e fecha as estações do Metrô na cidade do Rio de Janeiro?

Sobre a Operação
As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite; Domingos e Feriados, de 7h às 23h. Os clientes da Linha 2 que desejam realizar a transferência para as Linhas 1 e 4, devem estar na Estação Central até meia-noite.  Os clientes da Linha 4 que desejam realizar a transferência para a Linha 2, devem estar na Estação Botafogo até meia-noite.

Qual é o trajeto dos trens?
Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. O passageiro que desejar seguir viagem para a Linha 4 não precisa realizar transferência na Estação General Osório. A Linha 4 funciona no trajeto de Nossa Senhora da Paz à Jardim Oceânico. Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.

Qual o intervalo entre os trens?
Nas Linhas 1 e 2, no trecho compartilhado (entre Central e Botafogo), o intervalo é de 2min15s. Fora deste trecho, o intervalo é de 4min30s.

DÚVIDAS FREQUENTES
Sobre as Composições
Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.

Quanto custa o Cartão Unitário?
A passagem custa R$4,30.

Onde posso adquirir o cartão de embarque?
Você pode comprar o Cartão Unitário ou Pré-Pago nas bilheterias e máquinas de autoatendimento (ATM) azuis, distribuídas em todas as estações. Indicamos o cartão Pré-Pago caso você continue a utilizar o metrô no seu dia a dia.
Para não perder seus créditos, faça uma recarga mínima de R$5,00 ou realize uma viagem, antes de completar um ano da última utilização. Para saber a data de sua última viagem e de sua última recarga, use um dos terminais de consulta disponíveis nas estações. Onde utilizar: além de todas as estações do sistema, ele é aceito no Metrô Na Superfície. Use seus créditos do cartão pré-pago do MetrôRio por até um ano.

Posso embarcar no metrô com o meu RioCard ou Bilhete Único?
Sim. Você pode utilizar o seu RioCard, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Carioca para embarcar no metrô.