Home / Cidades do Brasil / Brasília

Brasília

Foto: Divulgação/EBC

Brasília, é a capital do Brasil e foi construída entre 1957 e 1960 de forma planejada, foi o primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela UNESCO, em 1987, como Patrimônio Mundial.

Os monumentos que fazem visitantes e turistas se renderam à grandeza da capital. Graças ao território plano e à ausência de grandes construções verticais, as construções de traços modernos e os largos espaços verdes que completam a paisagem.

Atualmente, com cerca de 2,9 milhões de habitantes, Brasília é uma das maiores metrópoles do Brasil. Além de sediar o Governo Federal e ser um grande centro prestador de serviços, com acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico de grande beleza e singularidade. É uma cidade-parque, densamente arborizada, emoldurada pelo Lago do Paranoá.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Jardim Botânico de Brasília – JBB
É uma área protegida, A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos. O Jardim Botânico de Brasília possui 4.518 hectares protegendo a vegetação do Cerrado, em excelente estado de conservação que pode ser apreciada nas Trilhas Interpretativas abertas à visitação pública. Por conta dessa característica, o JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado”.

Além do contato com o Cerrado, assim como os museus possuem coleções abertas a visitação pública, o JBB possui uma coleção de Jardins Temáticos. São eles: Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Estes espaços proporcionam o contato com a diversidade das espécies existentes no planeta e ajudam a entender como as sociedades humanas se relacionam com suas plantas e constroem suas paisagens.

# 2 Parque Ecológico Água Mineral
O Parque Ecológico Água Mineral é uma das ótimas opções de lazer e turismo em Brasília, o local conta com piscinas para refrescar as pessoas e que são abastecidas com águas das várias nascentes do local, áreas para pique-nick, trilhas ecológicas onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local. Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão.

# 3 Esplanada dos Ministérios
A Esplanada dos Ministérios está localizada no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. A área é um vasto gramado com 17 prédios de construção uniforme, que abrigam os ministérios, órgãos do Poder Executivo. Ao final, está o Congresso Nacional.

# 4 Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade)
O Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade) integra o Conjunto Cultural Três Poderes. Foi projetado por Oscar Niemeyer e tem por objetivo preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – no dia da inauguração da cidade, evento que marcou a transferência oficial da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

# 5 Palácio da Alvorada
Projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do presidente da República.

# 6 Santuário Dom Bosco
Projetado por Lúcio Costa, ocupa posição central no Plano Piloto. Chama atenção a luz azul que tinge todo o ambiente a partir dos vitrais da cor do céu, do chão ao teto. À noite, durante as missas, é aceso o majestoso lustre formado por 7.400 copos de vidro, fabricados na ilha italiana de Murano.

# 7 Ermida Dom Bosco
Esta pequena capela proporciona uma das vistas mais privilegiadas de Brasília. A partir dela é possível enxergar o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios. Foi projetada por Oscar Niemeyer, em forma de pirâmide, revestida de mármore branco. Foi construída sobre uma estrutura de concreto ao lado do Lago Paranoá.

# 8 Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo e o local onde fica o gabinete presidencial. Foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital e o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O projeto do Palácio, de autoria de Oscar Niemeyer, impressiona pela pureza das linhas, com predomínio de traços horizontais e efeito plástico requintado.

# 9 Chapada Imperial
A Chapada Imperial é a maior área de mata particular preservada dentro do Distrito Federal. São 4,8 mil hectares de trilhas ecológicas e mais de 30 cachoeiras que podem ser visitadas com segurança e infraestrutura.

# 10 Parque da Cidade Sarah Kubitschek
O maior parque urbano da América Latina reúne a Praça das Fontes, com paisagismo de Burle Marx, uma ciclovia, uma hípica, uma pista de kart e parques infantis, além do circuito de atletismo de 4 km para iniciantes, além de trajetos de 6 e 10 km. Conta também com restaurantes e bosques com churrasqueiras e um anfiteatro.

# 11 Memorial dos Povos Indígenas – MPI
Idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer. Edificação em espiral que remete à maloca dos índios Yanomami; o espaço foi construído em 1987, tem área de 2.984,08 m², com 70 m de diâmetro e um amplo pátio interno, onde são realizadas apresentações e outras manifestações da cultura indígena.

O Memorial recebe uma média de 2.500 visitantes por mês, e tem por objetivo mostrar a diversidade e riqueza da cultura indígena, de forma dinâmica e viva. Com esse propósito, promove eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.

# 12 Feira do Guará e Feira da Torre
Uma das mais tradicionais feiras da cidade, a Feira do Guará acabou se tornando ponto turístico de Brasília, em especial graças à grande variedade de produtos oferecidos nas quase 600 barracas: de comidas típicas a presentes e artesanato. Funciona de quinta a domingo em uma área de 11 mil m2 e quem visita a cidade deve reservar ao menos uma manhã para percorrer as barracas e desfrutar de produtos diversos. Se o assunto é artesanato, a Feira da Torre é a parada obrigatória para o visitante. Quarentona, reúne trabalho de artesãos locais que usam técnicas diversas e materiais brasileiros, como o capim dourado, para confeccionar anéis, colares, brincos, cintos, porta-moedas e objetos em geral. Os bordados e os objetos em madeira também são destaque nas 522 barracas que oferecem produtos no local. A feira funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

# 13 Memorial JK
Os espelhos d’água, as rampas de acesso e os jardins emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco. O pedestal de concreto armado, medindo 28 metros de altura, sustenta a estátua do presidente Juscelino Kubitschek. No local, encontram-se o mausoléu do governante, um museu e sua biblioteca particular.

# 14 Catedral
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral dispõe de quatro grandes sinos, doados pela Espanha. Na cobertura da nave, um vitral com dezesseis peças em fibra de vidro, em tons de azul, verde, branco e marrom, decora o ambiente em meio aos pilares de concreto pintados por Marianne Peretti, em 1990. O altar foi doado pelo papa Paulo VI, enquanto a Via Sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, as passagens da vida de Maria foram pintadas por Athos Bulcão.

# 15 Lago Paranoá
O Lago Paranoá, criado artificialmente como parte do plano de construção de Brasília na gestão do então presidente Juscelino Kubitscheck, tem 48 km² de extensão, 80 km de perímetro e praias artificiais ao seu redor. Em suas águas, navegam mais de 11 mil embarcações, o que qualifica sua frota como a terceira maior do país e um reduto de esportes náuticos. A pesca amadora e em pequena escala tornou-se permitida após a despoluição do lago, em 2000. As espécies mais comuns são os lambaris e as traíras, ambos nativos da região, além de tilápias e carpas. Em 2002, completando o cenário do Lago Paranoá, foi inaugurada a Ponte JK, obra do arquiteto Alexandre Chan. Com 1,2 km de extensão, 24 metros de comprimento e três grandes arcos assimétricos, é um dos cartões postais da capital federal.

# 16 Congresso Nacional
Na visita, é possível conhecer o patrimônio artístico e cultural do Congresso Nacional, compreender seu funcionamento, bem como o papel das duas casas legislativas da República Federativa do Brasil.

# 17 Espaço Lúcio Costa
Pequeno museu subterrâneo concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital federal. Conta com uma maquete tátil de Brasília, cópias do projeto original do Plano Piloto, bem como fotos da construção e da inauguração.

■ Como Chegar

De Carro:
Da região sudeste até a capital do país são aproximadamente 1169 km de distância da cidade do Rio de Janeiro, o acesso pelas vias BR-354 e BR-040.

De Avião:
Aeroporto Internacional de Brasília
Site: https://www.bsb.aero/br/
Endereço: Área especial s/n. Lago Sul • Brasília / DF • CEP 71608-900

■ Mapa da Região