Home / Companhias Aéreas / Preterição de embarque

Preterição de embarque

Oque significa “Preterição de embarque”?
Após ter tomado todos os cuidados para fazer sua viagem, o passageiro se dirige até o balcão da companhia para fazer o check-in e é surpreendido com a notícia de que não poderá embarcar! Essa situação se chama preterição de embarque e pode vir a
acontecer por vários motivos, como substituição de aeronave, overbooking etc. O que realmente importa é que, seja qual for o caso, a companhia tem obrigação de tomar providências para compensar a situação.

Quais seriam essas providências? Se a empresa previr que a preterição irá acontecer, ela pode propor a alguns passageiros que embarquem em outro voo e recebam algum tipo de compensação (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis etc.).
Se a compensação for aceita, a empresa poderá exigir que o passageiro assine um termo que comprove o acordo (um recibo, por exemplo), pois o caso não será mais considerado preterição de embarque.

É dever da companhia manter o passageiro informado sobre o motivo do atraso/cancelamento, dar uma previsão para resolução do problema e fornecer horário do próximo voo. A informação é um direito seu! Exija explicações e lembre-se de solicitá-las também por escrito, assim você terá como provar o que de fato ocorreu e terá mais uma ferramenta em suas mãos na hora de cobrar providências da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *